Agora

Poupadores de 70 a 74 anos podem participar de acordo

Calendário de adesão é liberado hoje para poupador que tem de 70 a 74 anos; são 11 lotes no total

- Cristiane gercina

Os poupadores entre 70 e 74 anos podem aderir, a partir de hoje, ao acordo de revisão da poupança que vai pagar as perdas dos planos econômicos. O cadastro para receber o dinheiro é feito no site www.pagamentod­a poupanca.com.br.

A adesão está sendo liberada por lotes e depende da idade do poupador. O calendário vai até 18 de março do ano que vem (veja ao lado as datas). No entanto, o acordo fechado com os bancos dá prazo de até dois anos para que o poupador decida se quer ou não fazer parte.

Até segunda-feira, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que é responsáve­l por gerenciar o cadastro no site, registrou 79.531 solicitaçõ­es de adesão.

Segundo a Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores), a expectativ­a é que, agora, o volume de adesões aumente, já que o calendário começa a ser liberado aos poucos para os mais novos.

Estima-se que existam 1 milhão de ações sobre o tema. Todos os que aderirem estão automatica­mente desistindo do processo. Quem não quiser fechar o acordo não é obrigado a fazê-lo.

A briga pela revisão da poupança teve desfecho no final do ano passado, após acordo com os bancos intermedia­do pela Advocacia-geral da União, que representa o governo na Justiça.

A homologaçã­o do tema foi feita em fevereiro, pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowsk­i, e confirmada pelo Supremo em março.

As adesões começaram no dia 22 de maio. Pela regra do site, o próprio poupador é quem adere, mas para finalizar o acordo, será necessária a assinatura do advogado da ação. Podem participar do pagamento da revisão todos os que ingressara­m com ações contra os bancos até o ano de 2016.

A grana que está sendo paga é referente às perdas com os planos econômicos Bresser, Verão e Collor 2.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil