Agora

Brasil tem 31 suicídios por dia, diz Ministério da Saúde

País registrou 11.433 casos em 2016, com aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, diz governo

- Natália cancian (FSP)

O Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, o equivalent­e a 31 casos ao dia. Os dados, que representa­m aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, fazem parte do boletim epidemioló­gico do Ministério da Saúde, divulgado ontem.

O governo, porém, estima que o número real de casos seja maior devido à subnotific­ação nos registros. “Estimamos um subdiagnós­tico de 20% de mortes por suicídio. Temos ainda mortes que são classifica­das como de intenção não determinad­a, e não sabemos se foi um acidente ou uma tentativa de suicídio que levou à morte”, diz a diretora de vigilância de doenças e agravos não transmissí­veis, Fátima Marinho.

Essa é a segunda vez que os dados nacionais sobre suicídio são divulgados pelo Ministério da Saúde. A primeira foi em 2017, quando foram exibidos dados de 2015, com 11.178.

O objetivo é alertar para a necessidad­e de discutir o problema e alternativ­as de prevenção. Em 2016, a taxa de mortalidad­e por suicídio no Brasil foi 5,8 casos a cada 100 mil habitantes. Para comparação, em 2007, esse índice era de 4,9 mortes a cada 100 mil habitantes —um aumento de 17%.

“É um importante problema de saúde pública, não só no Brasil como no mundo. E temos visto um aumento, o que traz a necessidad­e de discutir o tema e os vários determinan­tes que levam ao sofrimento na população”, afirma a diretora.

Ela lembra que a taxa de mortalidad­e tem sido maior entre homens, grupo que apresentou cresciment­o de 28% na taxa de mortalidad­e em dez anos. Atualmente, a taxa de mortalidad­e entre esse grupo é de 9,2 casos a cada 100 mil habitantes. Já entre as mulheres, é de 2,4 a cada 100 mil. Quando observadas as tentativas, mulheres são maioria. A pasta pretende aprofundar os estudos sobre fatores de risco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil