Agora

Inspiração em Carille

Jair Ventura arma o Corinthian­s sem um homem de referência e resgata esquema tático de antecessor

- Luciano trindade

Atletas que deixaram o clube

Jair Ventura definiu ontem como será o esquema tático do Corinthian­s nos duelos contra o Internacio­nal, domingo, pelo Brasileiro, e Flamengo, quarta-feira, pela Copa do Brasil. O técnico vai apostar no 4-2-4, sem um atacante de referência.

O treinador segue, assim, o exemplo de Fábio Carille, que deixou o Timão em março rumo ao futebol árabe. Também num momento decisivo na temporada, na final do Campeonato Paulista, Carille armou o Corinthian­s sem um atacante de ofício, conseguiu superar o rival Palmeiras por 1 a 0, na casa do adversário, e faturou a taça nos pênaltis.

Com essa formação, a orientação de Jair é para que os quatro homens de frente, Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson, se revezem na função de atacar os rivais.

“Um meio para frente móvel, com movimentaç­ão constante, jogadores que flutuam e trocam de posições. Ele [Jair Ventura], pede para que a gente se movimente e abra espaço”, explica Mateus Vital, que entrou na equipe justamente no lugar do centroavan­te Roger.

O camisa 9 foi sacado porque não poderia atuar contra o Flamengo, uma vez que já defendeu o Inter nesta edição da Copa do Brasil.

No esquema de Carille, contudo, Rodriguinh­o era quem mais tinha a obrigação de infiltrar-se na área para finalizar. Tanto que, mesmo tendo deixado o clube em julho, ele ainda é o vice-artilheiro do time na temporada, com 11 gols. Jadson e Romero marcaram 12 cada.

Como no momento nenhum jogador alvinegro vive uma fase artilheira como era a do meia que foi para o futebol do Egito, Jair vai dividir a responsabi­lidade entre os quatro homens de ataque.

Assim, o Corinthian­s vai encarar o Colorado com Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil