Li­nha 5 pas­sa a fun­ci­o­nar em ho­rá­rio nor­mal no me­trô

Via cor­ta a zo­na sul en­tre Ca­pão Re­don­do e a Chá­ca­ra Kla­bin e faz co­ne­xão com li­nhas ver­de e azul

Agora - - Nas Ruas - (FSP)

A li­nha 5-li­lás do me­trô de São Pau­lo co­me­çou a ope­rar em ho­rá­rio nor­mal des­de on­tem. A via li­ga o Ca­pão Re­don­do, no ex­tre­mo da zo­na sul, à Chá­ca­ra Kla­bin, tam­bém na zo­na sul, e faz co­ne­xão com ou­tras du­as li­nhas: a azul (na es­ta­ção San­ta Cruz) e a ver­de (na Kla­bin).

O teste de fo­go, po­rém, se­rá amanhã, em seu pri­mei­ro dia de ope­ra­ção com­ple­ta, das 4h40 à meia-noi­te. A li­nha, ope­ra­da pe­la con­ces­si­o­ná­ria Vi­a­mo­bi­li­da­de, ga­nhou três no­vas es­ta­ções às vés­pe­ras do pri­mei­ro tur­no das elei­ções, mas vi­nha ope­ran­do em ho­rá­rio re­du­zi­do, pa­ra teste.

Fo­ram jus­ta­men­te as inau­gu­ra­ções das es­ta­ções Hos­pi­tal São Pau­lo, San­ta Cruz e Chá­ca­ra Kla­bin, ocor­ri­da no dia 28 de se­tem­bro, que pos­si­bi­li­ta­ram a co­ne­xão da li­nha 5 às li­nhas 1-azul e 2ver­de. A aber­tu­ra das es­ta­ções fez par­te da agen­da do go­ver­na­dor Már­cio Fran­ça (PSB), can­di­da­to à re­e­lei­ção e que ago­ra en­fren­ta o tu­ca­no João Do­ria no se­gun­do tur­no.

Em obras há 20 anos e com pre­vi­são de en­tre­ga pa­ra 2014, a li­nha 5 não es­tá con­cluí­da. Ain­da res­ta no meio do ca­mi­nho a es­ta­ção Cam­po Be­lo, com tér­mi­no mar­ca­do ape­nas pa­ra o fi­nal des­te ano. Qu­an­do es­ti­ver pron­ta, a li­nha 5-li­lás te­rá a ca­pa­ci­da­de pa­ra trans­por­tar até 800 mil pas­sa­gei­ros ao dia, se­gun­do a con­ces­si­o­ná­ria Vi­a­mo­bi­li­da­de.

A inau­gu­ra­ção de es­ta­ções do trans­por­te so­bre tri­lhos vem se­guin­do um ca­len­dá­rio co­nhe­ci­do pe­los pau­lis­ta­nos: na mai­o­ria dos ca­sos, em anos elei­to­rais. Só em 2018, o ex-go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB), en­tre­gou dez es­ta­ções, mais do que ele ha­via inau­gu­ra­do nos seis anos an­te­ri­o­res.

A co­ne­xão da li­nha 5-li­lás com o res­tan­te da ma­lha me­tro­viá­ria era aguar­da­da por mo­ra­do­res do ex­tre­mo sul da ci­da­de de São Pau­lo, que pas­sa­ram a ter seu aces­so fa­ci­li­ta­do à re­gião cen­tral e à ave­ni­da Pau­lis­ta.

A li­nha 5-li­lás foi pro­me­ti­da pa­ra 2014, mas te­ve su­ces­si­vos atra­sos. As obras fo­ram ini­ci­a­das em 1998, ain­da no go­ver­no do tu­ca­no Má­rio Co­vas.

Cum­bi­ca

A par­tir de ter­ça-fei­ra, o pau­lis­ta­no tam­bém vai ter à dis­po­si­ção o Air­port-ex­press, ser­vi­ço de trens da CPTM (Com­pa­nhia Pau­lis­ta de Trens Me­tro­po­li­ta­nos) com vi­a­gens di­re­tas en­tre a es­ta­ção da Luz e a re­gião do ae­ro­por­to de Cum­bi­ca —a es­ta­ção foi entregue em 2018 com 14 anos de atra­so. Pre­vis­ta pe­la CPTM pa­ra co­me­çar em agos­to, a vi­a­gem sem pa­ra­das vai cus­tar R$ 8 e se­rá fei­ta em até 35 mi­nu­tos.

Ri­val­do Go­mes - 28.set.2018/fo­lha­press

Es­ta­ção San­ta Cruz da li­nha 5-li­lás do me­trô, que pas­sou on­tem a fun­ci­o­nar em ho­rá­rio nor­mal, das 4h40 à meia-noi­te, fa­zen­do a in­te­gra­ção com a li­nha 1-azul; Chá­ca­ra Kla­bin tam­bém tem no­vo ho­rá­rio

Ma­nu­el Mar­ti­nho dos San­tos, 65, por­ta­dor da do­en­ça de Cha­gas, to­ma açaí na sua ca­sa em Aba­e­te­tu­ba; Pa­rá con­cen­tra a me­ta­de dos ca­sos e trans­mis­são oral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.