Agora

Hospital veterinári­o público reduz atendiment­o na capital

Unidades no Tatuapé e Tucuruvi ainda não sabem se contrato com a prefeitura vai ser renovado

- Luciano cavenagui

Os dois hospitais públicos veterinári­os da cidade de São Paulo reduziram o atendiment­o por causa da incerteza sobre o contrato firmado com a Secretaria Municipal da Saúde, da gestão Bruno Covas (PSDB). O acordo vence em 31 de dezembro.

De até 700 atendiment­os diários que faziam nos dois locais, esse número caiu para cem desde o final de outubro, segundo a Anclivepa (Associação Nacional dos Clínicos Veterinári­os de Pequenos Animais). A entidade é responsáve­l pela gestão das unidades localizada­s no Tatuapé (zona leste) e Tucuruvi (zona norte).

“Como não houve sinalizaçã­o da secretaria sobre a situação do contrato, o atendiment­o foi adequado a somente o que prevê o acordo. Nós sempre fizemos mais do que o combinado”, afirma o veterinári­o Luiz Wilson de Oliveira, diretor da unidade localizada no Tatuapé.

De uma média de 500 atendiment­os diários, o hospital da zona leste passou para 70. Na zona norte, o serviço reduziu de 200 para 30 por dia.

O contrato é de R$ 900 mil mensais. A Anclivepa alega que os gastos superam R$ 1 milhão e sempre há déficit. “Fomos obrigados a nos adequar ao que o orçamento nos permite”, diz Sérgio Rocha, gerente administra­tivo da associação.

Rocha conta que houve indicação da secretaria para uma prorrogaçã­o emergencia­l de seis meses do contrato, enquanto não sai nova licitação. “Não sabemos como será o novo edital”, afirma.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Donos de animais de estimação aguardam atendiment­o na unidade do Hospital Veterinári­o no Tatuapé (zona leste); eram feitos 500 atendiment­os em média por dia no local, mas esse número caiu para apenas 70
Rivaldo Gomes/folhapress Donos de animais de estimação aguardam atendiment­o na unidade do Hospital Veterinári­o no Tatuapé (zona leste); eram feitos 500 atendiment­os em média por dia no local, mas esse número caiu para apenas 70

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil