De­ba­te so­bre mai­o­ri­da­de pe­nal cresce com Bol­so­na­ro

Nú­me­ro de jovens ví­ti­mas da vi­o­lên­cia tam­bém au­men­tou no país. Mai­o­ria vi­ve no Nor­des­te e é ne­gra

Agora - - Nas Ruas - Thi­a­go Amân­cio (FSP)

O de­ba­te em tor­no da re­du­ção da mai­o­ri­da­de pe­nal ten­de a ga­nhar for­ça a par­tir de ja­nei­ro, quan­do to­ma­rá pos­se o pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro (PSL), em um mo­men­to em que cresce tam­bém o nú­me­ro de jovens vi­ti­ma­dos pe­la vi­o­lên­cia.

Bol­so­na­ro as­su­mi­rá um país com 28 mil ado­les­cen­tes cum­prin­do me­di­das so­ci­o­e­du­ca­ti­vas por atos in­fra­ci­o­nais, 24 mil de­les em cen­tros de in­ter­na­ção, se­gun­do o le­van­ta­men­to do Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Aten­di­men­to So­ci­o­e­du­ca­ti­vo, de ja­nei­ro des­te ano, com da­dos de 2016.

Os ado­les­cen­tes são tam­bém as ví­ti­mas: en­quan­to o nú­me­ro de as­sas­si­na­tos no Bra­sil em 2016 (último da­do dis­po­ní­vel) foi de 30,3 pa­ra ca­da 100 mil ha­bi­tan­tes, en­tre jovens de 10 a 19 anos foi de 32,2 pa­ra ca­da 100 mil.

Es­sa ta­xa foi re­cor­de em 2016 e tem si­do su­pe­ri­or à mé­dia ge­ral des­de 2013.

No to­tal, na­que­le ano, 10.886 jovens de 10 a 19 anos fo­ram as­sas­si­na­dos, mé­dia de 30 por dia, qua­se to­dos eles ho­mens (10.231), a mai­or par­te de­les ne­gros (77%) e de es­ta­dos nor­des­ti­nos (44%). Agres­são é a prin­ci­pal cau­sa de mor­te.

O pro­gra­ma de go­ver­no do pre­si­den­te elei­to não fa­la so­bre a vi­o­lên­cia con­tra cri­an­ças e ado­les­cen­tes. Por outro lado, pro­põe, de for­ma en­fá­ti­ca, “re­du­zir a mai­o­ri­da­de pe­nal pa­ra 16 anos!”. Atu­al­men­te é de 18 anos.

Bol­so­na­ro tem mo­de­ra­do seu dis­cur­so —já che­gou a di­zer que con­si­de­ra­va 14 anos a ida­de ide­al, mas, no fim da cam­pa­nha, dis­se em en­tre­vis­ta à Band que “a nos­sa pro­pos­ta é passar pa­ra 17, o fu­tu­ro go­ver­no pas­sa pa­ra 16. De­va­gar vo­cê che­ga lá”. As­sim, “po­de ter cer­te­za que re­du­zin­do a mai­o­ri­da­de pe­nal, a vi­o­lên­cia no Bra­sil ten­de a di­mi­nuir”.

Mar­le­ne Ber­ga­mo/fo­lha­press

Ado­les­cen­tes as­sis­tem TV na uni­da­de Ce­dro da Fun­da­ção Casa, an­ti­ga Fe­bem, na ro­do­via Ra­po­so Tavares, na zo­na oes­te da ca­pi­tal; pro­gra­ma de Bol­so­na­ro pro­põe re­du­zir a mai­o­ri­da­de pe­nal de 18 pa­ra pa­ra 16 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.