Pre­pa­re-se pa­ra pedir a apo­sen­ta­do­ria em 2019

Sem sa­ber o que po­de ou não mu­dar no ano que vem, o me­lhor é dei­xar cor­ri­gi­do o ca­das­tro no INSS

Agora - - Grana - Fon­te: re­por­ta­gem fer­nan­da bri­gat­ti

O go­ver­no Jair Bol­so­na­ro (PSL) ain­da não co­me­çou, mas o pre­si­den­te elei­to e seu fu­tu­ro mi­nis­tro da área econô­mi­ca, Pau­lo Gu­e­des, já se mo­vi­men­tam pa­ra uma re­for­ma no sis­te­ma de apo­sen­ta­do­ri­as dos tra­ba­lha­do­res bra­si­lei­ros. Es­se ti­po de dis­cus­são cau­sa apre­en­são nos se­gu­ra­dos do INSS (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal do Se­gu­ro So­ci­al), es­pe­ci­al­men­te en­tre os que es­tão em vi­as de com­ple­tar as con­di­ções mí­ni­mas pa­ra o pe­di­do de be­ne­fí­cio.

En­quan­to es­sa ten­ta­ti­va de re­for­ma da Pre­vi­dên­cia não avança e ga­nha con­tor­nos mais só­li­dos, o se­gu­ra­do que já es­ta­va de olho na apo­sen­ta­do­ria po­de se an­te­ci­par e dei­xar seu ca­das­tro do INSS, o Cnis, em dia.

Pe­río­dos de con­tri­bui­ção com fa­lhas, tra­ba­lho sem car­tei­ra e lau­dos de tem­po es­pe­ci­al in­com­ple­tos são exem­plos do que po­de atra­sar, re­du­zir e até im­pe­dir a con­ces­são da apo­sen­ta­do­ria.

O me­lhor, en­tão, é co­me­çar a re­sol­ver es­sas pen­dên­ci­as. Quem com­ple­tar as con­di­ções pa­ra a apo­sen­ta­do­ria até um dia an­tes da pu­bli­ca­ção de no­vas re­gras não se­rá en­qua­dra­do nas mu­dan­ças, a me­nos que elas se­jam mais van­ta­jo­sas ao se­gu­ra­do. Ve­ja ao lado di­cas.

Ho­je, a apo­sen­ta­do­ria por ida­de é con­ce­di­da pa­ra ho­mens a par­tir dos 65 anos e pa­ra mu­lhe­res, dos 60, se com­pro­va­rem 15 anos de con­tri­bui­ção. Es­se be­ne­fí­cio é o mais con­ce­di­do pe­lo INSS e, no mês de se­tem­bro, 10,7 mi­lhões de pes­so­as o re­ce­be­ram. No be­ne­fí­cio por tem­po de con­tri­bui­ção, a exi­gên­cia é de 30 anos, pa­ra mu­lhe­res, e 35, pa­ra ho­mens. As re­gras des­ses dois be­ne­fí­ci­os es­tão na mi­ra do no­vo go­ver­no, além das apo­sen­ta­do­ri­as es­pe­ci­ais e de servidores pú­bli­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.