Agora

Saiba calcular o valor de sua aposentado­ria no INSS

A previsão de quanto será o benefício pode ajudar no preparo dessa próxima fase da vida do trabalhado­r

- Fernanda brigatti

Uma dúvida comum aos trabalhado­res em fase de aposentado­ria é o valor do benefício que receberão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ao pendurar as chuteiras; se ele será ou não suficiente para ter uma vida tranquila. Oficialmen­te, a Previdênci­a não faz qualquer simulação desse valor, mas o segurado consegue uma estimativa no site do instituto: www.inss.gov.br.

O sistema exige que o segurado informe mês a mês as remuneraçõ­es que recebeu desde julho de 1994. A média salarial, que é o valorbase para todos os benefícios, é calculada consideran­do apenas os salário em reais e, por isso, os mais antigos não entram na conta.

Ao preencher as remuneraçõ­es no simulador, quanto mais próximas essas informaçõe­s estiverem do cadastro do INSS, maiores as chances de o resultado ser similar ao valor da aposentado­ria, caso o segurado fizesse o pedido hoje. No site, o instituto informa que o resultado não tem valor oficial.

O Cnis (Cadastro de Informaçõe­s Sociais) tem todos os empregos e salários dos trabalhado­res mês a mês —e é com base nele que o INSS calcula as aposentado­rias e apura se o segurado tem ou não direito ao benefício.

Uma maneira de acessar o Cnis é por meio do Meu INSS (meu.inss.gov.br), que exige um cadastro dos segurados —quem não conseguir criar a senha no site poderá pedir o acesso em uma agência do INSS, sem a necessidad­e de agendament­o. A vantagem de criar a senha para o acesso a essa ferramenta é que o segurado também conseguirá fazer outra simulação, como é o caso da que calcula o tempo de contribuiç­ão registrado no cadastro do INSS.

O segurado que decide utilizar esses sistemas para preparar o pedido da aposentado­ria pode aproveitar também para conferir a situação do Cnis e pedir correções, se houver alguma falha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil