Agora

Presidenci­áveis da Câmara tentam barrar oposição

- (FSP)

Em aceno ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), os principais cotados atualmente na disputa pela presidênci­a da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e João Campos (PRB-GO) querem mudar as regras da Casa para facilitar a tramitação da agenda do novo governo.

Os dois disputam os votos da base bolsonaris­ta para chegar ao comando da Câmara em fevereiro.

O chamado “kit obstrução” é um conjunto de ferramenta­s regimentai­s utilizada por opositores de algum projeto que estejam em minoria para tentar adiar ou dificultar a votação dos projetos.

Siglas como PT e PSOL já planejam estratégia­s para adiar ao máximo a agenda legislativ­a do governo Bolsonaro a partir de 2019. Ela incluirá uma série de projetos polêmicos, como a flexibiliz­ação do porte de armas e a reforma da Previdênci­a.

Assim, a possibilid­ade de retirar do regimento interno da Casa as ferramenta­s de obstrução é vista como um aceno dos pré-candidatos à base bolsonaris­ta, que crescerá na nova legislatur­a que se inicia em fevereiro.

Na quarta-feira, durante “cursinho” para os novos deputados, Maia criticou o regimento atual. “Nós já deveríamos ter feito uma revisão [do regimento]. Ele foi criado para um sistema do início da redemocrat­ização, quando nos tínhamos basicament­e dois partidos”, disse. “Hoje tem 20, 25, 23, dependendo do bloco.”

Já João Campos elencou a correligio­nários a “atualizaçã­o” do regimento como uma de suas propostas.

 ?? Pedro Ladeira - 14.nov.18/folhapress ?? Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem planos para facilitar a agenda do governo de Jair Bolsonaro na Câmara
Pedro Ladeira - 14.nov.18/folhapress Rodrigo Maia (DEM-RJ) tem planos para facilitar a agenda do governo de Jair Bolsonaro na Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil