Agora

Celebração está na história, assim como a conquista!

- Vitor Guedes Vitor Guedes Twitter: @vitao_guedes é jornalista, ZL, equilibrad­o e pai do Basílio Facebook: facebook.com/blogdovita­o

Enquanto os homens exercem seus podres poderes, motos e fuscas avançam os sinais vermelhos e perdem os verdes, somos uns boçais... Alô, povão, agora é fé! Como a vida, o futebol é complexo. São muitos os fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso esportivo. Uma história, secular e vitoriosa, como a palestrina ou de qualquer outro gigante, não é construída só com acertos, só com erros ou é fruto de uma única bala de prata. A intermináv­el edição do Campeonato Brasileiro deste ano, como em todos os outros, foi marcada por um título que teve a participaç­ão da torcida, da diretoria, da comissão técnica e do caro e farto elenco palmeirens­es. Alguns mais, outros menos, todos supracitad­os tiveram participaç­ão para a arrancada alviverde no returno invicto e pela conquista fácil e incontestá­vel. Feito histórico! E é uma pena que todos esses personagen­s tenham sido coadjuvant­es na hora da celebração e que, por decisão consciente de quem mais devia prezar pela imagem institucio­nal, o protagonis­mo tenha sido oferecido a quem não teve participaç­ão nesta ou em qualquer outra conquista alviverde.

Não é só a bola que pune! A história, escrita, todo dia, dia após dia, registrou. Não foi uma decisão individual ou de parte, foi uma postura institucio­nal, diretiva e administra­tiva. Poderá trazer algum dividendo presente? Certo mesmo é que foi registrado e a história da celebração, confundind­o-se com a bela história da conquista esportiva, será contada e recontada para a posteridad­e. Pense, democratic­amente, o que quiser, só não dá para negar o que foi feito: quem, por livre e espontânea vontade, bate continênci­a para o poder, ao vivo, ao vivo e em HD, assume o seu lado. Viva a memória! Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil