Agora

Presidente russo promete ajuda a Nicolás Maduro

Venezuelan­o visitou Vladimir Putin ontem e foi pedir auxílio financeiro para tentar amenizar a crise

- (Agências)

O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu ontem apoio ao ditador venezuelan­o, Nicolás Maduro, que está em viagem oficial ao país asiático para pedir ajuda financeira russa para enfrentar a grave crise econômica no seu país.

“Apoiamos seus esforços para conseguir a paz social e todas suas ações visando a harmonizar as relações com a oposição”, disse Putin no encontro com Maduro, na residência oficial de Novo Ogarevo, perto Moscou.

“E, naturalmen­te, condenamos todas as ações de caráter evidenteme­nte terrorista, todas as tentativas de derrubar a situação com ajuda da força”, afirmou.

Maduro culpa as sanções financeira­s impostas pelos Estados Unidos a Caracas desde 2014 e uma “guerra econômica” liderada por adversário­s políticos pela crise do país. Desde 2015, cerca de três milhões de pessoas já fugiram da situação crítica em que está a Venezuela, segundo dados da ONU.

A maior parte se mudou para países da América Latina, com a Colômbia como principal destino, recebendo mais de 1 milhão de pessoas. Equador, Peru e Brasil também estão entre os que mais receberam os refugiados.

Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez (19992013), afirmou em Moscou que, apesar de ter sido “submetido a todos os tipos de agressões, ameaças [...] estamos de pé e ganhando”.

Pouco antes do encontro entre os dois líderes, o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, disse que as discussões se concentrar­ão na ajuda que as autoridade­s venezuelan­as precisam.

Ele não deu detalhes sobre a quantia que a Rússia pode vir a emprestar. Segundo Peskov, a situação econômica venezuelan­a continua complicada, embora haja sinais de melhora.

 ?? Maxim Shemetov/ap ?? O presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro, em encontro ontem com o aliado russo Vladimir Putin
Maxim Shemetov/ap O presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro, em encontro ontem com o aliado russo Vladimir Putin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil