Agora

Posto de saúde inaugurado por Covas não marca consulta

Funcionári­os de unidade aberta no dia 28 de novembro orientam pacientes a voltar em janeiro

- Patrícia pasquini

O prefeito Bruno Covas (PSDB) inaugurou no dia 28 de novembro a UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Ema, no Belenzinho (zona leste), mas a unidade não está agendando consultas. Ontem, havia dois clínicos gerais no posto de saúde, que atendiam apenas emergência­s.

“A população lutava há muitos anos por essa UBS, que vai desafogar outras unidades aqui da Vila Prudente. Era uma obra que estava parada quando assumimos a Prefeitura no ano passado. Retomamos e agora podemos entregar”, disse o prefeito, na ocasião, quando a gestão disse que a unidade contava com seis médicos.

Não foi o que a dona de casa Ana Lúcia Alves, 70 anos, encontrou ontem. Ela esteve no posto para retirar medicament­os e tentar marcar uma consulta com um clínico. Saiu com os remédios, mas sem o agendament­o. “Fui orientada a voltar em janeiro”, disse. A aposentada Irene Rocha, 58 anos, que já sofreu quatro AVCS, recebeu a mesma informação. Ela procurou o posto porque precisa de atendiment­o com clínico, ginecologi­sta e neurologis­ta.

Esta é a segunda UBS inaugurada pela gestão Covas em intervalo de seis dias. Na terça-feira, o Agora esteve na UBS Interativa, em Parada de Taipas (zona norte). Não havia médicos nem agendament­o.

A reportagem esteve ontem na UBS Vila Ema. Só havia enfermeiro­s. Como a unidade funciona no modelo ESF (Estratégia Saúde da Família), para agendar consulta é necessário ter feito o cadastrame­nto com os agentes comunitári­os de saúde. Segundo a atendente, a marcação de consultas será liberada em janeiro. Este é o prazo que a UBS estabelece­u para cadastrar as famílias que estão na área de atendiment­o da unidade. No total, a UBS Vila Ema, administra­da pela organizaçã­o social SPDM, deverá atender 26 mil pessoas, segundo a prefeitura.

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? A dona de casa Ana Lúcia Alves, 70 anos, em frente à UBS Vila Ema, no Belenzinho (zona leste); ela tentou marcar consulta no posto de saúde, e foi orientada a por funcionári­os voltar em janeiro do ano que vem
Robson Ventura/folhapress A dona de casa Ana Lúcia Alves, 70 anos, em frente à UBS Vila Ema, no Belenzinho (zona leste); ela tentou marcar consulta no posto de saúde, e foi orientada a por funcionári­os voltar em janeiro do ano que vem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil