Vi­la Itaim se pre­pa­ra pa­ra pas­sar Na­tal de­bai­xo d‘água

Mo­ra­do­res já es­tão su­bin­do mó­veis nas ca­sas, à es­pe­ra dos ala­ga­men­tos de fim de ano no Pan­ta­nal

Agora - - Editorial - Ta­ti­a­na ca­val­can­ti

Mo­ra­do­res da Vi­la Itaim (zo­na les­te de São Pau­lo) se pre­pa­ram pa­ra pas­sar o Na­tal de­bai­xo da água. O bair­ro, às mar­gens do rio Ti­e­tê, é co­nhe­ci­do pe­los ala­ga­men­tos crô­ni­cos, em es­pe­ci­al no fim do ano, e por ter fi­ca­do inun­da­do por mais de 40 di­as em uma en­chen­te que as­so­lou a re­gião co­nhe­ci­da co­mo Jar­dim Pan­ta­nal, em de de­zem­bro de 2009.

No dia 30 de no­vem­bro, a água en­trou nas ca­sas de quem vi­ve per­to de uma la­goa on­de es­tá sen­do cons­truí­do um di­que (leia abai­xo). O pe­drei­ro Gil­son San­tos Mo­rei­ra, 48 anos, diz que já co­me­çou a “su­bir as pou­cas coi­sas” que tem, por con­ta da água. “É só dar uma chu­vi­nha de na­da, que já ala­ga”, con­ta ele, que mo­ra bem em fren­te a uma la­goa.

“Vou pas­sar o Na­tal des­te ano co­mo os úl­ti­mos, so­zi­nho e de­bai­xo da água.” Ele afir­ma que, nes­sa épo­ca do ano, man­da os dois fi­lhos, de 17 e 18 anos, e os três ca­chor­ros, pa­ra a ca­sa da mãe, em Ita­que­ra, tam­bém na zo­na les­te, por se­gu­ran­ça. “Me sin­to de­sas­sis­ti­do”, diz.

A au­xi­li­ar de la­bo­ra­tó­rio Ma­ria das Do­res Fer­rei­ra Al­ves, 68 anos, que ins­ta­lou uma com­por­ta na co­zi­nha de sua ca­sa, tam­bém já se pre­pa­ra pa­ra o Na­tal. “Vou as­sar o pe­ru de­bai­xo d’água”, diz. No fim de se­ma­na, o imó­vel fi­cou ala­ga­do. “Tinha trocado a pia e a água já ba­ti­zou o mó­vel no­vo. Ima­gi­na co­mo se­rá no fim do ano.”

Es­sa é a pre­o­cu­pa­ção da cos­tu­rei­ra Mar­li Al­mei­da da Silva, 57 anos. “Com as obras, fe­cha­ram a ga­le­ria que es­co­a­va água pa­ra o Ti­e­tê. Tem li­xo na la­goa. Is­so tu­do vai ex­plo­dir com a chu­va e en­trar nas nos­sas ca­sas”. Mar­li afir­ma que alu­gou uma ga­ra­gem em uma rua mais al­ta, por R$ 100, pa­ra guar­dar seu úni­co car­ro.

A fi­lha de­la, Lau­ra Vic­tó­ria Silva de Bri­to, 17 anos, con­ta que na sex­ta-fei­ra pas­sa­da en­trou na água de pi­ja­ma. “Pa­ra sal­var o pa­ra-cho­que la­te­ral do car­ro, le­va­do pe­la cor­ren­te­za”, con­ta a jo­vem.

Rob­son Ventura/folhapress

pe­drei­ro Gil­son San­tos Mo­rei­ra, 48 anos, em sua ca­sa, na Vi­la Itaim (zo­na les­te); ele man­da os dois fi­lhos, de 17 e 18 anos, pa­ra a ca­sa da mãe, em Ita­que­ra, no fi­nal do ano, por cau­sa dos ala­ga­men­tos fre­quen­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.