Se­pa­ra­das, gê­me­as uni­das pe­la ca­be­ça re­ce­bem al­ta

Úl­ti­ma das cin­co ope­ra­ções ocor­reu em ou­tu­bro em Ri­bei­rão Pre­to. Me­ni­nas têm 2 anos

Agora - - Nas Ruas - Mar­ce­lo to­le­do (FSP)

Ri­bei­rão Pre­to As gê­me­as Ma­ria Ysa­bel­le e Ma­ria Ysa­do­ra, de 2 anos e 4 me­ses, re­ce­be­ram al­ta no HC (Hos­pi­tal das Clí­ni­cas) de Ri­bei­rão Pre­to (a 313 km de São Pau­lo) na ma­nhã de on­tem.

Nas­ci­das uni­das pe­las ca­be­ças, as me­ni­nas pas­sa­ram por uma his­tó­ri­ca ci­rur­gia de se­pa­ra­ção, con­cluí­da com su­ces­so no úl­ti­mo dia 28 de ou­tu­bro. Ca­so úni­co na his­tó­ria da me­di­ci­na bra­si­lei­ra, a se­pa­ra­ção das gê­me­as foi pos­sí­vel após cin­co pro­ce­di­men­tos ci­rúr­gi­cos, ini­ci­a­dos em fe­ve­rei­ro.

As me­ni­nas dei­xa­ram o HC, vin­cu­la­do à FMRP (Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na de Ri­bei­rão Pre­to), da USP (Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo), às 11h30, mas não re­tor­na­rão de ime­di­a­to ao Ce­a­rá, es­ta­do na­tal de­las.

A fa­mí­lia fi­ca­rá em Ri­bei­rão até o pró­xi­mo dia 26. Pas­sa­rá o Na­tal com ami­gos que fez na ci­da­de e uti­li­za­rá o tem­po pa­ra a re­a­bi­li­ta­ção das me­ni­nas, que já foi ini­ci­a­da.

Elas es­tão fa­zen­do fi­si­o­te­ra­pia, fo­no­au­di­o­lo­gia e te­ra­pia ocu­pa­ci­o­nal no cen­tro de re­a­bi­li­ta­ção do HC. Se­gun­do o hos­pi­tal, es­tão res­pon­den­do bem aos pro­ce­di­men­tos.

Am­bas dei­xa­ram o hos­pi­tal com cu­ra­ti­vos na ca­be­ça, que de­vem ser re­ti­ra­dos na pró­xi­ma se­ma­na, de acor­do com a equi­pe de ci­rur­gia plás­ti­ca.

Mes­mo após re­tor­nar a Pa­ta­cas, dis­tri­to de Aqui­raz (CE), a fa­mí­lia de­ci­diu que se des­lo­ca­rá a Ri­bei­rão pa­ra ati­vi­da­des li­ga­das à re­a­bi­li­ta­ção das gê­me­as.

Após a ci­rur­gia, o de­sa­fio é co­nhe­cer o re­sul­ta­do fi­nal do pon­to de vis­ta neu­ro­ló­gi­co das cri­an­ças e co­mo se­rá o de­sen­vol­vi­men­to de­las nos pró­xi­mos anos.

A se­pa­ra­ção ocor­reu às 21h09 do dia 27 de ou­tu­bro, qu­an­do os neu­ro­ci­rur­giões pediátricos Mar­ce­lo Vol­pon e Ri­car­do San­tos Oli­vei­ra fi­ze­ram a “sol­tu­ra” das cri­an­ças. A equi­pe mé­di­ca tinha cerca de 40 pro­fis­si­o­nais.

Divulgação

As gê­me­as Ma­ria Ysa­bel­le e Ma­ria Ysa­do­ra, 2 anos, que re­ce­be­ram al­ta on­tem no Hos­pi­tal das Clí­ni­cas de Ri­bei­rão Pre­to; si­tu­a­ção neu­ro­ló­gi­ca é des­co­nhe­ci­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.