Agora

Barraco no Whatsapp

Jair Bolsonaro chama reunião para tentar colocar paz no PSL após bate-boca entre seus integrante­s

- (FSP)

Com clima tenso na bancada do PSL na Câmara, o presidente eleito Jair Bolsonaro deve fazer uma reunião com os parlamenta­res eleitos na próxima quarta-feira.

Segundo parlamenta­res ouvidos pela reportagem, o objetivo é apaziguar os ânimos na segunda maior bancada da Casa, com 52 deputados eleitos.

A assessoria do eleito afirma que a agenda da próxima semana está em análise, mas deputados eleitos confirmara­m que um encontro foi marcado para o dia 12.

A disputa interna pelos postos de liderança do governo e de liderança do partido têm atiçado os ânimos entre os parlamenta­res, mesmo aqueles que ainda não assumiram mandato.

Protagoniz­aram brigas no grupo de Whatsapp da bancada o líder atual, Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente eleito, a deputada eleita Joice Hasselmann (SP) e o senador eleito Major Olímpio (SP).

Na conversa, o filho do presidente eleito chama a deputada de “sonsa” e diz que ela tem “fama de louca”. A eleita, por outro lado, o acusa de mandar “‘recadinhos infantis”.

Parlamenta­res dizem reservadam­ente que a deputada eleita, que já afirmou que há grandes chances de ser a líder do governo, está atualmente isolada.

Teria sido a ela o recado de Eduardo no Twitter na quarta-feira, em que disse que “apenas os deputados que estão exercendo mandato tem autonomia para fazer articulaçõ­es no Congresso”.

Joice também afirmou que o fato de Eduardo ser filho do presidente eleito pode criar uma “vidraça” para o partido, o que gerou reações de correligio­nários próximos ao atual líder do PSL.

Segundo o deputado Delegado Waldir (GO), que tem atuado na prática como líder na Câmara, já que Eduardo Bolsonaro tem cumprido agendas externas com o pai, não há impediment­o para que Eduardo siga no comando do partido na Casa.

“Aqueles que dizem isso estão plantando a discórdia, por ciúmes”, afirmou. Ele também disse que é necessário “respeitar a hierarquia”, mas botou panos quentes e chamou de “debate de alto nível” a discussão ocorrida no grupo.

Ontem, novas tensões entre os deputados surgiram no aplicativo de troca de mensagens. Após mensagens de apoio a Eduardo e Waldir, Joice reagiu chamando os colegas de cínicos. “É muito cinismo. Ainda bem que tenho provas do passado”, escreveu. “Não apago um único Whatsapp”. Idem, insinuando que foi a deputada eleita quem vazou as conversas via Whatsapp

 ?? Pedro Prado/farpa/folhapress ?? Eduardo Bolsonaro, deputado federal
Pedro Prado/farpa/folhapress Eduardo Bolsonaro, deputado federal
 ?? Pedro Ladeira - 16.out.18/folhapress ?? Joice Hasselmann, deputada eleita
Pedro Ladeira - 16.out.18/folhapress Joice Hasselmann, deputada eleita
 ??  ?? Major Olímpio, senador eleito
Major Olímpio, senador eleito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil