Mai­o­ria quer re­du­ção da mai­o­ri­da­de pe­nal pa­ra 16

Dos fa­vo­rá­veis à re­du­ção, 67% acham que ela de­ve ser apli­ca­da a to­dos os ti­pos de cri­mes

Agora - - Nas Ruas - Ma­ri­na Es­tar­que (FSP)

A mai­o­ria dos bra­si­lei­ros, 84%, é fa­vo­rá­vel à re­du­ção da mai­o­ri­da­de pe­nal de 18 pa­ra 16 anos, se­gun­do pes­qui­sa Da­ta­fo­lha. Ape­nas 14% são con­trá­ri­os à al­te­ra­ção —2% são in­di­fe­ren­tes ou não opi­na­ram.

O ín­di­ce se man­te­ve es­tá­vel des­de o úl­ti­mo le­van­ta­men­to, em no­vem­bro de 2017. O apoio à di­mi­nui­ção da mai­o­ri­da­de pe­nal che­gou a ser de 87% em abril de 2015, per­cen­tu­al mais al­to da sé­rie his­tó­ri­ca.

Dos que são fa­vo­rá­veis à re­du­ção, 33% de­fen­dem que a medida de­ve va­ler so­men­te pa­ra de­ter­mi­na­dos cri­mes, e 67% acham que ela de­ve ser apli­ca­da a to­dos os ti­pos.

A ida­de mí­ni­ma apon­ta­da pe­los en­tre­vis­ta­dos foi de 15 anos, em mé­dia, pa­ra que uma pes­soa pos­sa ser pre­sa por um cri­me. Pa­ra 45%, a fai­xa etá­ria mí­ni­ma de­ve­ria ser de 16 a 17 anos e, pa­ra 28%, de 13 a 15 anos. Uma mi­no­ria, de 9%, acha que a ida­de mí­ni­ma ide­al de­ve ser de 12 anos. Na ou­tra pon­ta, 15% de­fen­dem que uma pes­soa, pa­ra ser pre­sa, te­nha pe­lo me­nos en­tre 18 e 21.

Fo­ram en­tre­vis­ta­das 2.077 pes­so­as em 130 mu­ni­cí­pi­os em to­das as re­giões do país, en­tre 18 e 19 de de­zem­bro de 2018. A mar­gem de er­ro é de dois pon­tos per­cen­tu­ais, pa­ra mais ou pa­ra me­nos.

Mu­lhe­res

As mu­lhe­res, com­pa­ra­das aos ho­mens, ten­dem a ser mais con­trá­ri­as à re­du­ção da ida­de pe­nal: 17% de­las não apoi­am a medida. En­tre os ho­mens, es­se ín­di­ce é de ape­nas 11%.

O mes­mo ocor­re com pes­so­as mais ins­truí­das e ri­cas. Dos en­tre­vis­ta­dos com en­si­no su­pe­ri­or, 22% são con­trá­ri­os à al­te­ra­ção, per­cen­tu­al que cai pa­ra 10% en­tre aque­les com en­si­no mé­dio, por exem­plo.

En­tre bra­si­lei­ros com ren­da fa­mi­li­ar aci­ma de dez sa­lá­ri­os mí­ni­mos, a par­ce­la con­trá­ria à re­du­ção da ida­de pe­nal é de 25%, en­quan­to ape­nas 12% das pes­so­as com ren­da de dois a cin­co sa­lá­ri­os mí­ni­mos a re­jei­tam.

O de­ba­te em tor­no da re­du­ção da mai­o­ri­da­de pe­nal ten­de a ga­nhar for­ça nes­te ano, com Jair Bol­so­na­ro (PSL) na Pre­si­dên­cia. Du­ran­te a cam­pa­nha, ele de­fen­deu a al­te­ra­ção da ida­de em seus dis­cur­sos, e a pro­pos­ta cons­ta­va do seu pla­no de go­ver­no

Em en­tre­vis­ta à Band, após elei­to, Bol­so­na­ro che­gou a di­zer que con­si­de­ra­va 14 anos a ida­de ide­al, mas que o pro­je­to não se­ria apro­va­do pe­lo Con­gres­so.

Mai­o­ria dos que de­fen­dem re­du­ção acha que de­ve va­ler pa­ra to­dos os ti­pos de cri­me

Res­pos­ta, em %

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.