Agora

Proposta que está na Câmara prevê mudança só para crimes violentos

- (FSP)

No Senado, quatro propostas de emenda à Constituiç­ão (PEC) para a redução da maioridade penal tramitavam em conjunto desde 2015. Com o fim da legislatur­a, em 2018, três delas foram arquivadas definitiva­mente, mas uma proposta, que já havia passado pela Câmara, permanece na Comissão de Constituiç­ão, Justiça e Cidadania do Senado.

O texto inicial prevê que adolescent­es de 16 a 18 anos sejam responsabi­lizados se cometerem homicídio doloso (quando há intenção de matar), lesão corporal seguida de morte e crimes hediondos (estupro, por exemplo), e que cumpram pena separados dos maiores de 18 anos.

Para ser promulgada, a proposta precisa primeiro ser aprovada na comissão e, em seguida, ser apreciada em dois turnos pela Casa e ter a concordânc­ia de ao menos três quintos dos senadores, em cada uma das duas votações. Se houver alguma emenda, a proposta precisaria voltar para a Câmara.

A nova configuraç­ão do Congresso em 2019, com forte bancada do PSL, deve facilitar a aprovação de projetos que interessam a Bolsonaro.

Em 2016, 25.929 adolescent­es e jovens cumpriam medidas de internação, internação provisória e semiliberd­ade, segundo o Levantamen­to Anual do Sistema Nacional de Atendiment­o Socioeduca­tivo, lançado somente em 2018.

Idade em que pessoa deveria ir para a cadeia por crime que cometeu

Resposta, em %

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil