Pro­teí­nas im­pe­dem ido­sos de per­der mas­sa mus­cu­lar

Mai­o­ria con­so­me ape­nas car­boi­dra­tos e so­pas na ter­cei­ra ida­de; su­ple­men­ta­ção po­de ser ne­ces­sá­ria

Agora - - Nas Ruas - Phil­lip­pe Wa­ta­na­be (FSP)

32g 24g

Que cal­di­nhos e ali­men­tos le­ves pa­ra os mais ve­lhos que na­da. Uma boa ali­men­ta­ção pa­ra a ter­cei­ra ida­de tem que con­tar com um bom fi­lé, ovos, grãos e até su­ple­men­ta­ção pro­tei­ca, se for pre­ci­so, pa­ra que não ha­ja per­da mus­cu­lar, mui­to co­mum com o avan­ço dos anos.

Pes­qui­sa da re­vis­ta Ge­ri­a­trics & Ge­ron­to­logy In­ter­na­ti­o­nal fei­ta com vo­lun­tá­ri­as de 65 a 80 anos mos­tra que mu­lhe­res que com­bi­na­ram exer­cí­ci­os com su­ple­men­ta­ção (co­nhe­ci­da co­mo whey pro­tein) ti­ve­ram um ga­nho sig­ni­fi­ca­ti­vo de mas­sa mus­cu­lar. O mes­mo ocor­reu, em me­nor es­ca­la, com as que só fa­zi­am exer­cí­ci­os. As que só to­ma­vam só a su­ple­men­ta­ção não ti­ve­ram ga­nhos.

Se­gun­do Mai­sa Kai­ral­la, ge­ri­a­tra da Uni­fesp, al­guns si­nais de fra­que­za po­dem ser per­ce­bi­dos com o ca­mi­nhar len­to, a ne­ces­si­da­de de aju­da dos bra­ços pa­ra se le­van­tar do so­fá e até o ar­ras­tar de chi­ne­los pe­la ca­sa.

No Bra­sil, a sar­co­pe­nia (per­da de mas­sa mus­cu­lar) afe­ta cer­ca de 15% da po­pu­la­ção ido­sa em ge­ral, mas a pro­por­ção au­men­ta com a ida­de e che­ga a 46% nos mai­o­res de 80 anos.

O ce­ná­rio ide­al é di­fí­cil de ser al­can­ça­do, já que as ta­xas de ina­ti­vi­da­de no Bra­sil cres­ce­ram mais de 15%, des­de 2002. En­tra nes­sa con­ta tam­bém a di­mi­nui­ção da prá­ti­ca de es­por­tes e exer­cí­ci­os com o avan­ço da ida­de, se­gun­do a Pnad (Pes­qui­sa Na­ci­o­nal por Amos­tra de Do­mi­cí­li­os), do IBGE.

Ou­tro em­pe­ci­lho é em re­la­ção aos cos­tu­mes dos ido­sos, que in­ge­rem mais car­boi­dra­tos e de so­pas. Se­gun­do es­tu­do do Bri­tish Jour­nal of Sports Me­di­ci­ne, o ide­al é in­ge­rir, di­a­ri­a­men­te, 1,6 g de pro­teí­na por kg, ou se­ja, 112 g se vo­cê pe­sa 70 kg. Não é in­di­ca­do que ido­sos tomem su­ple­men­ta­ção sem con­sul­tar um mé­di­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.