STF li­be­ra con­tra­ta­ção de pro­fes­sor tem­po­rá­rio

Agora - - Nas Ruas - (FSP)

O pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li, sus­pen­deu, an­te­on­tem, uma li­mi­nar que bar­ra­va a con­tra­ta­ção de pro­fes­so­res tem­po­rá­ri­os no es­ta­do. Tof­fo­li aten­deu ao pe­di­do fei­to pe­lo go­ver­no de São Pau­lo, sob ges­tão de João Do­ria (PSDB).

Na úl­ti­ma sex­ta, a procuradora-ge­ral Lia Por­to Co­ro­na e o se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção, Ros­si­e­li So­a­res, fi­ze­ram au­di­ên­cia com Tof­fo­li, em Bra­sí­lia. Eles ale­ga­ram ao mi­nis­tro que a não con­tra­ta­ção de 8.500 pro­fes­so­res de for­ma tem­po­rá­ria afe­ta­ria 60 mil alu­nos da re­de es­ta­du­al.

629 de to­das as di­re­to­ri­as de en­si­no da ca­pi­tal po­de­ri­am fi­car sem pro­fes­so­res de 1º a 5º ano do en­si­no fun­da­men­tal. Ou­tras 37 di­re­to­ri­as do es­ta­do, do to­tal de 91, tam­bém se­ri­am pre­ju­di­ca­das. As ci­da­des mais afe­ta­das se­ri­am Cam­pi­nas, Mo­gi Mi­rim, Ame­ri­ca­na, São Car­los e Ara­ra­qua­ra, e San­to An­dré.

O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça ha­via de­ci­di­do a fa­vor da Procuradoria-ge­ral de Jus­ti­ça en­ten­den­do que a con­tra­ta­ção pre­ci­sa­ria ser fei­ta por meio de con­cur­so pú­bli­co.

A Ape­o­esp (sin­di­ca­to dos pro­fes­so­res) con­cor­da, mas ava­lia que o pro­ces­so le­va tem­po e que se­ria pre­ci­so fa­zer uma tran­si­ção me­di­a­da pe­los ór­gãos da Jus­ti­ça. O Su­pre­mo ain­da vai jul­gar o re­cur­so do go­ver­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.