Lí­der opo­si­tor fi­ca pre­so por uma ho­ra na Ve­ne­zu­e­la

Ju­an Gu­ai­dó, que na sex­ta-fei­ra se de­cla­rou pre­si­den­te do país, foi re­ti­ra­do de seu car­ro on­tem

Agora - - Mundo - Syl­via co­lom­bo (FSP com agên­ci­as)

O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal da Ve­ne­zu­e­la, Ju­an Gu­ai­dó, foi de­ti­do on­tem, por cer­ca de uma ho­ra, por agen­tes do ser­vi­ço de in­te­li­gên­cia do re­gi­me do di­ta­dor Ni­co­lás Ma­du­ro.

Gu­ai­dó, que es­ta­va com a mu­lher e a fi­lha, foi ti­ra­do de for­ma vi­o­len­ta do car­ro em que vi­a­ja­va —a ce­na foi gra­va­da por ou­tros mo­to­ris­tas em ima­gens de ce­lu­lar que vi­ra­li­za­ram em re­des so­ci­ais.

A in­for­ma­ção da de­ten­ção foi vei­cu­la­da pri­mei­ro pe­la mu­lher do con­gres­sis­ta, Fa­bi­a­na Ro­sa­les, que dis­se que a fa­mí­lia vi­a­ja­va pe­la es­tra­da que le­va Caracas a La Gu­aí­ra, quan­do fo­ram in­ter­cep­ta­dos por agen­tes do Se­bin (Ser­vi­ço Bo­li­va­ri­a­no de In­te­li­gên­cia Na­ci­o­nal).

Após ser li­be­ra­do, Gu­ai­dó par­ti­ci­pou de um co­mí­cio no es­ta­do de Var­gas, vi­zi­nho a Caracas, pa­ra on­de se di­ri­gia quan­do foi de­ti­do pe­los agen­tes do go­ver­no.

Lí­der do Par­la­men­to, de mai­o­ria opo­si­to­ra, Gu­ai­dó se de­cla­rou pre­si­den­te in­te­ri­no do país na sex­ta-fei­ra, um dia após Ma­du­ro to­mar pos­se pa­ra um se­gun­do man­da­to, até 2025, con­tes­ta­do den­tro e fo­ra da Ve­ne­zu­e­la.

“Nin­guém du­vi­da que Ma­du­ro é um usur­pa­dor”, afir­mou o de­pu­ta­do ao anun­ci­ar sua de­ci­são.

Im­pren­sa

Du­as jor­na­lis­tas ve­ne­zu­e­la­nas que co­bri­am a pri­são de Ju­an Gu­ai­dó fo­ram pre­sas, as­sim co­mo o opo­si­tor, por uma ho­ra. A de­ten­ção de Be­a­triz Adrián, da TV co­lom­bi­a­na Ca­ra­col, e de Os­mary Her­nán­dez, da CNN, foi denunciada pe­la ONG Es­pa­ço Pú­bli­co.

Car­los Gar­cia Ra­wlins/reu­ters

■ Ju­an Gu­ai­dó, pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal da Ve­ne­zu­e­la, é um dos prin­ci­pais opo­si­to­res do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.