Agora

Maioria dos condomínio­s proíbe aluguel por aplicativo

Pesquisa mostra que moradores que debateram tema em assembleia vetaram serviço na capital

- Tatiana cavalcanti

A maioria dos condomínio­s que debate em assembleia o aluguel de imóveis por aplicativo­s, como Airbnb e Booking.com, escolhe proibir o serviço. É o que revela levantamen­to feito em novembro pela Aabic (Associação das Administra­doras de Bens Imóveis e Condomínio­s de São Paulo).

Apesar das controvérs­ias, a pesquisa mostrou que apenas 47% dos condomínio­s da capital colocaram o assunto em discussão. Desse total, 64% decidiram proibir a locação por aplicativo­s e 36% pela liberação.

Ainda não existe legislação específica que trate das locações realizadas por aplicativo­s, segundo Evandro Azevedo Neto, sócio do escritório Viana e Azevedo Advogados. “Assim, a discussão se resume à questão se a utilização dos aplicativo­s de plataforma­s virtuais de compartilh­amento de imóveis implica locação para fins residencia­is, ou realizar atividade econômica de hospedagem.”

O morador que se sentir prejudicad­o com a proibição, pode entrar na Justiça, segundo o advogado e síndico profission­al Sidney Spano. “Se conseguir uma liminar ou decisão favorável, aluga.”

“É importante que moradores e síndicos criem regras específica­s nas assembleia­s, caso o condomínio decida permitir os aplicativo­s”, afirma José Roberto Graiche Júnior, presidente da Aabic.

O serviço foi banido no prédio em que atua o síndico profission­al Carlos Miranda, 51 anos, na Vila Olímpia (zona oeste). “Essa locação não é saudável ao condomínio, pois os funcionári­os ficam inseguros com tantas pessoas diferentes circulando”, diz.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O síndico profission­al Carlos Miranda, 51 anos, atua em um prédio na Vila Olímpia (zona oeste de São Paulo) que proibiu o aluguel por aplicativo, em votação em assembleia
Rivaldo Gomes/folhapress O síndico profission­al Carlos Miranda, 51 anos, atua em um prédio na Vila Olímpia (zona oeste de São Paulo) que proibiu o aluguel por aplicativo, em votação em assembleia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil