Agora

Para evitar chuva, janela é fechada com uso de muleta

- (RS)

A auxiliar de serviços gerais Ana Paula Aparecida de Souza, 38 anos, é uma das pacientes internadas há mais tempo no corredor do pronto-socorro do Centro Hospitalar do Mandaqui.

Ela deu entrada no último dia 7 com tosse e dores nas costas. Foi diagnostic­ada com pneumonia, mas o local onde foi colocada não favorece sua recuperaçã­o.

Ana Paula está no leito 22, em uma área de recuo do corredor, próximo a uma saída para um pátio interno do hospital. No local, há três janelas, que permanecem abertas devido ao calor. O problema, segundo ela, é quando chove, o que nesta época acontece quase todos os dias. “Quando chove, molha aqui em cima [na maca]. Para evitar o pior, uma moça que tem uma muleta puxa a janela para conseguir fechar”, afirmou.

Para tomar inalação, Ana Paula é levada até a sala de medicação, onde estão outros pacientes internados. “Acho ruim essa situação porque não dá para se recuperar direito”, disse ela, que não sabe até quando ficará internada no corredor.

A reportagem também conversou com outros pacientes que estão internados na enfermaria, mas que antes ficaram dias no corredor.

Uma senhora de 73 anos, que preferiu não se identifica­r, disse que não volta mais “de jeito nenhum” para o corredor, pois não conseguia descansar devido ao barulho e a luz, que ficava acessa. “É horrível aquele corredor”, afirmou a idosa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil