Agora

Secretaria diz que pacientes foram transferid­os

- (RS)

A Secretaria de Estado da Saúde, do governo João Doria (PSDB), afirmou em nota que metade dos pacientes do pronto-socorro do Centro Hospitalar do Mandaqui tiveram alta ou foram encaminhad­os, ontem à tarde, para outras unidades de saúde para dar continuida­de ao tratamento médico que realizavam na instituiçã­o.

Na nota, a secretaria disse que determinou ao hospital a “execução emergencia­l” de “um plano de contingênc­ia” para reduzir a demanda de pacientes atendidos no pronto-socorro, o que, segundo a pasta, é “dinâmica”. Porém, não disse como será esse plano de contingênc­ia nem quando ou como ele será aplicado.

A secretaria disse ainda que está em contato com órgãos socorrista­s, como Samu e Resgate, para que encaminhem casos de menor complexida­de aos hospitais gerais de Vila Nova Cachoeirin­ha e Penteado, também na zona norte da capital. O hospital do Mandaqui é o maior hospital da zona norte, com 2.000 funcionári­os, e faz 13 mil atendiment­os no pronto-socorro e cerca de mil internaçõe­s por mês.

Sobre a destituiçã­o do Conselho Gestor, a secretaria afirmou que a direção do hospital comunicou a decisão a funcionári­os e ex-conselheir­os e o ato foi embasado em parecer do Supremo Tribunal Federal que apontou sua inconstitu­cionalidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil