Agora

Ford e Volkswagen estreiam com picape

- (FSP)

A Ford e a Volkswagen anunciaram ontem as bases de sua aliança global, cuja junção não inclui a troca de ações e preserva a identidade das marcas. As empresas afirmam que o objetivo é gerar uma escala de produção eficiente para as montadoras a partir de 2023. A aliança deve permitir redução de custos globais de produção proporcion­ado pelo ganho de escala e por uma divisão dos custos de desenvolvi­mento de novos produtos.

Não foram divulgadas informaçõe­s sobre cortes e como será a divisão entre as fábricas. A Ford, porém, já anunciou que fará uma grande reestrutur­ação na Europa, com a demissão de milhares de funcionári­os.

O primeiro veículo produzido em conjunto será uma picape, com lançamento previsto para 2022. Em seguida virão vans comerciais para o mercado europeu. Futurament­e, a parceria deverá ser estendida a outras linhas de produtos.

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, disse que as picapes nessa primeira fase serão a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok.

Watters ressaltou que não se trata de repetição da Autolatina —empresa criada em 1987 para unir as duas marcas no Brasil, que perdurou até 1996. “Não se trata de uma volta da Autolatina, se limita aos produtos. São duas empresas separadas, com DNA diferente”, disse.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil