Agora

Parlamento rejeita acordo para deixar a União Europeia

- (FSP)

Na maior derrota da história para um governo do Reino Unido, o Parlamento do país rechaçou ontem o acordo sobre a saída britânica da UE (União Europeia).

Votaram contra 432 legislador­es. Só 202 endossaram o texto. Ou seja, a primeirami­nistra Theresa May perdeu por uma diferença de 230 votos. Até aqui, o maior revés sofrido por um premiê havia sido por uma margem de 166 votos —o trabalhist­a Ramsay Macdonald (18661937) detinha esse recorde incômodo desde 1924.

Após o anúncio da derrota de May, o líder da oposição, o trabalhist­a Jeremy Corbyn, apresentou uma moção de desconfian­ça do governo, que deve ser votada hoje.

O documento rejeitado, que consumiu 17 meses de negociaçõe­s entre Londres e Bruxelas (sede da governança europeia), fixa a separação para 29 de março deste ano. O Reino Unido está na UE desde janeiro de 1973.

Não está claro qual será a próxima etapa do “divórcio” e nem se May resistirá a mais esse baque —em dezembro, ela se viu forçada a adiar a votação do documento na véspera da data prevista diante do prognóstic­o de uma derrota sonora. Ela prometeu voltar ao Legislativ­o com um “plano B” se o texto não fosse aprovado.

 ??  ?? ■ A primeira-ministra, Theresa May, terá moção de desconfian­ça hoje; diferença foi de 230 votos
■ A primeira-ministra, Theresa May, terá moção de desconfian­ça hoje; diferença foi de 230 votos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil