Agora

Governo muda datas do seguro para demitidos

Calendário de janeiro tem liberações entre os dias 15 e 19; novo salário mínimo é o motivo para o atraso

- Luciana lazarini fernanda brigatti

A liberação da parcela do seguro-desemprego de janeiro atrasou. Os trabalhado­res que receberiam o seguro entre os dias 11 e 21 deste mês tiveram as datas alteradas. O novo calendário começou na terça-feira, dia 15, e seguirá até este sábado. O dia exato da liberação varia conforme o último dígito do Pis/pasep de cada trabalhado­r. Confira das datas ao lado, válidas para trabalhado­res formais.

Segundo a Caixa Econômica Último dígito do PIS 1e2 3e4 5e6 7e8 9e0 Data de liberação da parcela desde o dia 15 desde ontem hoje amanhã, dia 18 sábado, dia 19 Federal, o Ministério do Trabalho informou que, no início de cada ano, as rotinas de processame­nto e de pagamento do seguro-desemprego passam por ajustes operaciona­is em função de alterações no valor do salário mínimo vigente.

Como o piso nacional subiu de R$ 954 para R$ 998 neste ano, o valor mínimo da parcela do seguro-desemprego também acompanha esse reajuste anual, que neste ano foi de 4,61%.

A Caixa informou ainda que não há falha no pagamento do benefício e que o sistema está operando normalment­e.

O demitido recebe de três a cinco parcelas do seguro, de acordo com o tempo trabalhado. Têm direito trabalhado­res com carteira assinada e domésticos, demitidos sem justa causa, dentre outros.

O governo ainda não divulgou o reajuste anual da tabela do seguro-desemprego, que costuma acompanhar a inflação registrada no ano anterior, pelo INPC, que foi de 3,43% em 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil