Agora

Com Bolsonaro, Macri ataca Maduro e defende Mercosul

Líder argentino é o primeiro chefe de Estado a visitar o Brasil desde a posse do novo presidente

- (FSP)

Na primeira visita de um chefe estrangeir­o desde o início do novo governo, os presidente­s Jair Bolsonaro, do Brasil, e Mauricio Macri, da Argentina, se uniram em um discurso de repúdio à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, ontem.

Em discurso forte, no Palácio do Planalto, o argentino disse que ambos não aceitam um escárnio com a democracia e que reconhecem a Assembleia da Venezuela como o “único poder legítimo eleito democratic­amente” por vontade popular.

“A comunidade internacio­nal já se deu conta de que Maduro é um ditador que busca se perpetuar no poder com eleições fictícias prendendo os opositores e levando a Venezuela a uma situação desesperad­ora e agoniante”, disse o argentino em breve comunicado à imprensa ao fim do encontro.

Bolsonaro, por sua vez, fez uma referência mais tímida à situação da Venezuela. Ele pregou a defesa da liberdade e da democracia na América do Sul e disse que a cooperação entre Brasil e Argentina está no rumo certo para recuperar “o tempo perdido”.

“Nossa cooperação na questão da Venezuela é um exemplo mais claro do momento. As conversas de hoje só fazem reforçar a minha convicção de que o relacionam­ento entre Brasil e Argentina seguirá no rumo da democracia, liberdade e segurança”, disse.

Sobre o Mercosul, Bolsonaro defendeu que o bloco sulamerica­no seja “mais enxuto” e que volte a ter relevância, reduzindo barreiras e eliminando burocracia­s. Segundo ele, é necessário propor uma nova agenda de trabalho, “sempre com sentido de urgência”.

“No plano interno, o Mercosul precisa valorizar a sua tradição original, com abertura comercial, redução de barreiras e eliminação de burocracia­s”, acrescento­u o presidente.

 ?? Alan Santos/pr ?? ■ O presidente Jair Bolsonaro faz gesto imitando uma arma e apontado para o presidente argentino, Mauricio Macri; os dois se uniram em fala contra Maduro
Alan Santos/pr ■ O presidente Jair Bolsonaro faz gesto imitando uma arma e apontado para o presidente argentino, Mauricio Macri; os dois se uniram em fala contra Maduro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil