Agora

Filme chega chei de expectativ­as

Último filme da franquia ‘Como Treinar o Seu Dragão’ traz emocionant­e amadurecim­ento dos personagen­s principais

- Beatriz vilanova

Nove anos após a estreia do primeiro “Como Treinar o Seu Dragão”, a terceira sequência do filme chega aos cinemas hoje para fechar um ciclo, em cerca de mil salas em todo o país. O longa é o último da franquia de animação baseada livremente nos best-sellers da escritora inglesa Cressida Cowell, que contam as aventuras do herói Soluço, sua namorada destemida, Astrid, e, claro, o carismátic­o dragão Banguela.

Nesta nova aventura, o grupo de vikings e dragões se depara com uma ameaça ainda maior e Banguela corre risco nas mãos de um caçador de Fúrias da Noite —a espécie do raro animal.

A saída mais fácil, então, parece ser fugir da vila onde vivem, o que dá margem para o grupo conhecer lugares paradisíac­os em busca do “Mundo Escondido”, descrito apenas nas lendas. Mas essa pode não ser a melhor escolha.

Em paralelo, cada personagem da trama precisa lidar com suas próprias batalhas internas: seja uma briga entre irmãos, controlar uma aldeia, entregar-se ao amor e fazer escolhas difíceis.

Soluço assume cada vez mais responsabi­lidades como governante de Berk, mas também enfrenta duras questões em seus relacionam­entos e sobre o futuro. Banguela segue a mesma linha de seu treinador: acaba se apaixonand­o pela Fúria da Luz e busca a sua independên­cia.

Em quase duas horas de filme, “Como Treinar o Seu Dragão 3” fala sobre as dores de crescer, a coragem para enfrentar o desconheci­do e a vontade de proteger quem você ama. Mas também mostra a beleza desse processo. Por isso, acaba emocionand­o não apenas os pequenos fãs da animação, mas também os adultos: que se reconhecem a cada passo para o futuro que Soluço dá.

Uma das franquias mais importante­s da Universal Studios, “Como Treinar o Seu Dragão” já arrecadou mais de US$ 1 bilhão de dólares ao redor do mundo. O primeiro longa, de 2010, teve uma das maiores bilheteria­s da Dreamworks Animation e chegou a ser indicado ao Oscar de melhor animação e de trilha sonora. A continuaçã­o, lançada em 2014, levou o prêmio de melhor anim do Globo de Ouro e foi mente indicada ao Osca terceiro filme já estrei apoio da crítica: mesm a história acene par desfecho bem-suce “Criamos o que acham uma maneira agridoce zer adeus aos personag disse o diretor, Dean De em entrevista à revist tertainmen­t Weekly.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil