Agora

Cresce a procura de idosos por intercâmbi­o no exterior

Pessoas com mais de 50 anos de idade vão atrás de aprender idioma e conhecer países

- Regiane soares

Quem pensa que intercâmbi­o de idiomas é coisa para jovem está bem enganado. A prova disso é o aumento da procura de pessoas com mais de 50 anos para estudar inglês, francês ou espanhol no exterior.

Segundo agências de viagem especializ­adas em intercâmbi­o, a procura aumentou 20% nos últimos anos. E com o envelhecim­ento da população, a tendência é crescer.

A diretora da operadora de intercâmbi­o Roda Mundo, Roberta Gutschow, diz que a procura de intercâmbi­o por idosos aumentou de forma significat­iva nos últimos quatro anos.

“Muitos dos que estão com mais de 50 anos já não pensa na carreira. A maioria quer aprender um idioma para viajar e não ficar na dependênci­a de ninguém”, diz.

Segundo o diretor da operadora de turismo Experiment­o, Eduardo Frigo, essa é uma tendência mundial. Isso fez com que as escolas de idioma criassem programas específico­s para pessoas mais velhas, que têm um processo de aprendizag­em diferente dos mais jovens.

Além de classes somente com idosos, os cursos incluem aulas extras que fazem sucesso entre os mais experiente­s, como degustação de vinho, dança, arte, gastronomi­a e arqueologi­a.

Já a acomodação é a mesma oferecida aos jovens: casas de família ou apartament­os de estudantes. Para quem puder pagar, há opção de flat ou hotel. “A diferença entre os mais velhos é que o curso não é visto como um investimen­to para a carreira, mas é para agregar conhecimen­to”, afirmou Frigo.

Foi exatamente isso que a professora aposentada Regina Maura Viera, 67 anos, trouxe na bagagem após estudar francês por duas semanas em Antibes, na França, em setembro de 2018. “Eu aprendi muito mais coisas do que o francês”, disse, se referindo ao que viveu e aos amigos que fez fora.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? ■ Regina Maura Viera, 67 anos, professora aposentada, passou duas semanas em Antibes, na França, em setembro do ano passado, onde fez novos amigos
Rivaldo Gomes/folhapress ■ Regina Maura Viera, 67 anos, professora aposentada, passou duas semanas em Antibes, na França, em setembro do ano passado, onde fez novos amigos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil