Agora

Justiça manda soltar funcionári­os e engenheiro­s presos por tragédia

- (FSP)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu liberdade aos funcionári­os da Vale e engenheiro­s terceiriza­dos que foram presos no caso da tragédia em Brumadinho.

Eles estavam presos desde 29 de janeiro, quatro dias após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro.

Na ocasião, foram presos três funcionári­os da mineradora dona da barragem que tinham envolvimen­to e responsabi­lidade direta pela mina e seu licenciame­nto e dois engenheiro­s da prestadora de serviços Tüv Süd.

A decisão da sexta turma do STJ, em caráter liminar (provisório), coloca em liberdade os engenheiro­s Andre Jum Yassuda e Makoto Namba, ambos da Tüv Süd, Rodrigo Artur Gomes de Melo, gerente executivo operaciona­l da Vale, Ricardo de Oliveira, gerente de meio ambiente da Vale e César Augusto Paulino Grandchamp, geólogo da Vale. A liminar tem efeito até que se julgue o habeas corpus impetrado em favor deles no Tribunal de Justiça de Minas Gerais —que já havia negado liminar sábado.

A Tüv Süd foi a empresa contratada para fazer os laudos de estabilida­de de 2017 e 2018 da barragem que se ruiu. O último documento declarava a estrutura estável, mas apontava uma série de problemas que deveriam se corrigidos pela empresa.

Nele, estão citados pontos de erosão superficia­l da lateral da barragem, indícios de alagamento logo após a barragem, entre outros problemas que deveriam ser sanados pela Vale para garantir as condições de segurança da estrutura.

A Vale afirmou que “o documento não apresentav­a problemas e, sim, continha recomendaç­ões”. Todas foram cumpridas ainda em 2018, diz a empresa, que ressalta que são “recomendaç­ões rotineiras em laudos deste gênero.”

 ?? Reprodução/tv Globo ?? ■ O engenheiro­s Andre Jum Yassuda (de camiseta banca), está preso após a tragédia em Brumadinho
Reprodução/tv Globo ■ O engenheiro­s Andre Jum Yassuda (de camiseta banca), está preso após a tragédia em Brumadinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil