Agora

Empreiteir­o pagou propina a irmão de Toffoli

- (FSP)

O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, preso em Curitiba (PR) pela Operação Lava Jato, disse em delação premiada que pagou propina e também repassou dinheiro em caixa dois de campanha para José Ticiano Dias Toffoli, exprefeito de Marília (435 km de SP) pelo PT.

Ticiano é irmão do ministro José Antonio Dias Toffoli, atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), que não é citado por Léo Pinheiro no termo da delação a que a reportagem teve acesso.

Além de Ticiano Toffoli, o empreiteir­o disse que o sucessor dele na Prefeitura de Marília, o atual deputado estadual paulista eleito Vinicius Camarinha (PSB), também exigiu propina para a OAS.

A propina teria partido de uma obra de saneamento que estava parada e seria assumida pela empreiteir­a, em 2011. “Foi solicitada vantagem indevida no valor de R$ 1 milhão com a finalidade de comprar a renúncia do então prefeito do município de Marília, Mário Bulgareli (PDT)”, disse Léo Pinheiro em sua delação. A OAS, segundo Pinheiro, topou o acordo e providenci­ou o pagamento da propina para a troca no comando da Prefeitura de Marília. Além de Ticiano Toffoli, Sojinha também era filiado ao PT.

A reportagem falou com o advogado de José Ticiano Tofolli, Samuel Castanheir­a. Ele se compromete­u a falar com seu cliente e retornar a ligação, mas não fez novo contato, apesar de novas tentativas da reportagem.

A reportagem falou, também por telefone, com Antonio Carlos Guilherme de Souza Vieira, o Sojinha, que disse desconhece­r o assunto. Ele disse que iria procurar seu advogado e ligar de volta, mas não retornou a ligação.

A defesa do ex-prefeito Mário Bulgareli disse que seu cliente não vai se manifestar antes de tomar conhecimen­to do caso oficialmen­te.

 ?? Reprodução ?? ■ O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, durante audiência em Curitiba (PR); ele assinou delação
Reprodução ■ O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, durante audiência em Curitiba (PR); ele assinou delação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil