Agora

Chanceler vai se reunir com colega turco

- (FSP)

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, irá se encontrar hoje com o seu colega turco, Mevlüt Çavasoglu, para tentar relativiza­r a questão da mudança da embaixada brasileira em Israel.

O Brasil quer explicar que a mudança, com destaque ao fato de que ela é uma hipótese ainda, se encaixa numa melhora da relação com os israelense­s, sem detrimento do contato com países muçulmanos. É uma inflexão na posição brasileira defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), por isso não será uma tarefa simples convencer o interlocut­or.

O encontro ocorrerá em Washington, nos Estados Unidos, onde ambos os diplomatas estão em visitas distintas. Na semana passada, o governo turco havia solicitado o encontro com o brasileiro, em nome do país e de outras nações de maioria islâmica: Malásia, Indonésia, Jordânia e Palestina.

Segundo a reportagem apurou, Araújo buscará dirimir o que o Itamaraty considera um excesso de ruídos na discussão sobre a mudança da representa­ção brasileira de Jerusalém para Tel Aviv.

O encontro com o chanceler turco também indica uma mediação islâmica diferencia­da. Além da reunião, o Itamaraty busca datas para que Ernesto Araújo encontre os representa­ntes de países árabes e de entidades de comércio bilateral nas próximas semanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil