Agora

Presidente brasileiro comemora apoio

-

O governo de Jair Bolsonaro comemorou o desfecho da reunião de cúpula do G7, na França.

Na visão do Planalto, o presidente francês, Emmanuel Macron, ficou isolado na tentativa de usar as queimadas da Amazônia como justificat­iva para impedir o avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Embora líderes europeus endossem as críticas feitas por Macron à política ambiental de Bolsonaro, eles não concordara­m em usar o tratado como instrument­o de punição ao Brasil pelo controle frágil nos incêndios que atingem a região norte do país.

Aliados do presidente avaliam como fundamenta­l o fato de o Brasil ter conseguido apoio de outros países como Chile e Espanha, convidados a participar do G7. Além disso, celebraram a manifestaç­ão pública do presidente Donald Trump, que integra o fórum.

O posicionam­ento da chanceler alemã, Angela Merkel, foi considerad­o essencial. Ela foi a primeira a discordar da declaração de Macron de que a situação ambiental brasileira seria impeditivo para o acordo comercial com o Mercosul.

A chanceler alemã foi apoiada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e pelo governo espanhol. Foi recebido com entusiasmo pelo governo brasileiro, neste domingo (25), um vídeo em que Merkel diz, durante a reunião do G7, que entrará em contato com Bolsonaro.

Na visão de diplomatas, o tema da Amazônia perdeu força no noticiário internacio­nal deste domingo, quando as discussões sobre a situação do Irã cresceram.

Os incêndios na região amazônica tiveram destaque nos principais jornais do mundo entre sexta e sábado (24), quando a cúpula do G7 teve início em Biarritz, balneário francês.

O assunto ganhou força depois que Macron usou suas redes sociais na sexta (23) para dizer que se tratava de uma “crise internacio­nal” e que o tema seria levado por ele ao encontro do G7, fórum do qual o Brasil não é parte.

Neste domingo, Macron anunciou que os países integrante­s do G7 concordara­m em oferecer ajuda aos países afetados por incêndios na Amazônia. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil