Agora

Espera por recurso no DESABAFO INSS chega a 5 meses |

Pedido de aposentado­ria foi feito em setembro de 2018 e foi recusado pelo instituto, levando a segurada a recorrer à junta

- FERNANDA BRIGATTI desabafo.agora@grupofolha.com.br

A secretária Maria Cristina de França, 57 anos, deu entrada em sua aposentado­ria em setembro de 2018 e recebeu a resposta do INSS apenas em fevereiro deste ano. O requerimen­to de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão foi indeferido e, por isso, ela decidiu recorrer, levando o caso à Junta de Recursos da Previdênci­a Social.

Ela relata que esse foi o segundo pedido de aposentado­ria feito ao INSS. “Em 2015, eu sabia que não tinha 30 anos, mas dei entrada porque queria ver o cálculo deles. Na época, aproveitei para fazer vários acertos de períodos que faltavam”, explica.

A segurada afirma que apresentou a documentaç­ão comprobató­ria ao INSS e conseguiu regulariza­r o tempo de contribuiç­ão que tinha até então.

Quando fez o novo requerimen­to, no ano passado, não apresentou novas provas. Ela diz que um funcionári­o do INSS havia informado que ela tinha, no cadastro, período com contribuiç­ões menores do que o salário mínimo e que ela poderia complement­ar esses meses. Isso não aconteceu, no entanto. “Por fim, fui lá e paguei mais uns meses e finalmente completei o tempo em novembro.”

Mesmo assim, o pedido foi negado no início deste ano. No sistema de acompanham­ento da Junta de Recursos, ela relata que não conseguiu qualquer informação de seu pedido. Amazônia Bolsonaro (PSL) faz de propósito ou não sabe o que fala. Acusou ONGS pelos incêndios na Amazônia, sem provas. Para ele, todos são seus rivais. Não é a primeira vez que pisa na bola, provoca incidentes internacio­nais, como com a Alemanha e a Noruega, que cortaram a ajuda para a preservaçã­o da Amazônia.

Turíbio Liberatto São Caetano do Sul - SP

Sequestro Após trágico desfecho, Witzel (PSC) vibrou como se torcesse por futebol. Demonstrou aversão à liturgia do cargo e demagogia eleitoreir­a. Pobres fluminense­s.

Eurípedes Vieira Pontes Ribeirão Preto - SP

Multas Radares são para preservar o condutor e o pedestre. Se o limite de velocidade estiver visível, é imprudente tirá-los. Não procede falar em indústria da multa, só é multado quem ultrapassa o limite.

Humberto Schuwartz Soares Vila Velha - ES Bullying Os alunos que agrediram o colega com síndrome de Down são o retrato do Brasil. Quando se destroem as políticas de inclusão, as diferenças se tornam motivo para agressões, chacota e maus tratos. Não é só a falha do sistema educaciona­l e de saúde que leva a essa permissivi­dade, mas especialme­nte a falta de consequênc­ias.

Wagner Santos Ribeirão Preto - SP

Patrimônio Um fiscal com salário de R$ 11 mil acumula R$ 12 milhões em imóveis. Não podem dizer que o Brasil não é um país de oportunida­des. Com ironia, por favor.

José Marques Tatuapé - São Paulo

PSDB Manter Aécio Neves no PSDB é uma vergonha para o partido, que aceita erros graves cometidos pelo parlamenta­r, igualando-se a outras siglas.

Pedro Fortes Vl N. Conceição - São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil