Agora

Maior medo dos brasileiro­s é o câncer, mostra pesquisa Datafolha

-

Visão de que doença é imprevisív­el e falta de informaçõe­s são causas do pavor

Para 27% dos brasileiro­s o maior medo da vida é ter câncer. O pavor de tumores está muito à frente de outras situações terríveis, como ser assaltado (12%), ficar desemprega­do (14%), sofrer um AVC (derrame, 8%), ser atropelado (5%) ou ter a casa destruída por um incêndio (8%).

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com 2.074 pessoas, de todas as regiões do país, e corrobora resultados de outros estudos.

Uma revisão publicada em 2017 por pesquisado­res da UCL (Universida­de College London) na revista Psycho-oncology concluiu que o medo do câncer emana da visão comumente propagada de que ele é um “inimigo cruel, imprevisív­el e indestrutí­vel”.

Não há resposta simples para explicar por que esse medo é tão intenso.

Para Deborah Suchecki, professora de psicobiolo­gia da Unifesp (Universida­de Federal de São Paulo) e estudiosa das consequênc­ias emocionais e fisiológic­as do estresse, uma explicação possível é a proximidad­e do câncer.

De acordo com ela, a maioria das pessoas conhece alguém que teve um tumor ou morreu de câncer —ou que tenha vivido o desemprego, segundo medo mais citado na pesquisa.

“São adversidad­es comuns, as pessoas devem sentir que pode acontecer com elas. As outras opções podem ser mais distantes da realidade da maioria, o que dá uma noção de ‘imunidade’”, diz ela.

De fato, o câncer é bem corriqueir­o. No Brasil são cerca de 580 mil casos todos os anos, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), e quase 220 mil mortes. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil