Agora

Perícias do pente-fino do INSS só começam a partir de outubro

Após atraso em entrega de sistema, corte nos benef ícios por incapacida­de pode ficar para 2020

- ANA PAULA BRANCO

Os dois pentes-finos anunciados pelo governo Bolsonaro para cortar benefícios previdenci­ários considerad­os irregulare­s e reexaminar segurados que recebem benefícios por incapacida­de estão correndo em ritmos diferentes.

O INSS afirma que a análise de aposentado­rias e pensões com indícios de fraude ou irregulari­dades “está em pleno funcioname­nto desde julho”, quando começou o programa.

No entanto, as convocaçõe­s de segurados com auxílio-doença e aposentado­ria por invalidez só devem começar em outubro deste ano, isso se a Dataprev entregar à Previdênci­a um novo sistema, que fará a interligaç­ão com o do INSS.

“Foi demandado o desenvolvi­mento de um sistema de agendament­o único, requisito que proporcion­ará o planejamen­to, a administra­ção e o gerenciame­nto do processo de perícia”, diz a Dataprev, que não informou prazo para a entrega.

Já as perícias para primeiro pedido ou prorrogaçã­o de benefícios, que não necessitam do novo sistema, estão acontecend­o normalment­e, segundo a Previdênci­a. O órgão diz que o tempo de espera é de 12 dias entre a marcação da consulta e a realização da perícia.

A Previdênci­a já selecionou os benefícios por incapacida­de que serão revisados. Quem foi convocado no pente-fino do governo Temer pode ser chamado de novo. O segurado é convocado para uma nova consulta, na qual o perito vai avaliar se ele ainda está incapaz ou se tem condições de voltar a trabalhar. É importante aproveitar esse atraso na implantaçã­o do novo sistema para deixar atualizado­s os laudos médicos e exames que comprovem a incapacida­de para o trabalho.

Já no pente-fino por irregulari­dade e fraude, foram cortados 170 mil benefícios no primeiro semestre. No estado de São Paulo, foram cessados 33,3 mil pagamentos. Do total, 7.201 foram cancelados, sem chance de recurso administra­tivo. O governo não forneceu dados mais recentes. (com CC)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil