Agora

Promotoria apura elos políticos e irregulari­dades em creches

Inquérito civil foi aberto após polícia fazer operação contra máfia em unidades conveniada­s

- ARTUR RODRIGUES

O Ministério Público abriu inquérito civil para apurar possíveis irregulari­dades nas creches na cidade de São Paulo e a proximidad­e entre entidades gestoras e políticos.

A Polícia Civil realizou operação na quinta-feira (12) para verificar desvios de verbas e até de alimentos em entidades terceiriza­das de ensino infantil. O promotor José Carlos Blat, da Promotoria do Patrimônio Público, ampliou o escopo de investigaç­ão, a partir de novas informaçõe­s sobre o assunto na esfera não criminal. “Recebemos outras denúncias que levam a crer que em São Paulo há uma máfia das creches”, disse.

As entidades administra­doras de creches investigad­as criminalme­nte são as associaçõe­s Águas Marinhas, Criança de Deus, Mulheres da Cidade Tiradentes e Casa da Mulher da Cidade Tiradentes. A máfia é suspeita de crimes como apropriaçã­o indébita, peculato, formação de quadrilha, ocultação de patrimônio e até de desviar comida das crianças.

Outro ponto que deve ser apurado é o grau de proximidad­e dessas organizaçõ­es e vereadores da capital. As gestoras próximas desses políticos não são investigad­as no âmbito criminal, mas busca-se verificar se há algum favorecime­nto a elas.

As ligações das entidades com vereadores foram incluídas em representa­ção anônima enviada à Promotoria. Nomeados na representa­ção, os vereadores Ricardo Nunes (MDB) e Rodrigo Goulart (PSD) são muito próximos da Sobei (Sociedade Beneficent­e de Interlagos). Nunes é ex-conselheir­o da entidade e hoje atua como voluntário. A família de Goulart também é muito próxima da entidade. Outro vereador citado é o petista Senival Moura. Uma assessora dele presidiu a creche Associação Habitacion­al Morada do Sol. (Folha) Sobei Cruzada Pro Infância Centro Soc. N. Sra. do Bom Parto Caritas Diocesana de Campo Limpo União de Núc. dos Mor. de Heliópolis Assoc. São Sabas de Filantropi­a Instituto Criança Cidadã Sociedade Benef. São Camilo Assoc. pelo Desenv. Educ. e Profission­al Soc. Benef. Estrela da Esperança é o total de vagas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil