Agora

Prefeito do Rio se vê injustiçad­o pela imprensa por ser evangélico

‘Tudo o que digo já traz a ideia de que ali está falando o bispo com posições bíblicas’, diz Crivella

- ANNA VIRGINIA BALLOUSSIE­R

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), se diz um injustiçad­o pela imprensa por ser um bispo evangélico. Há alguns dias, chegou ao noticiário internacio­nal após enviar fiscais à Bienal do Livro para recolher “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, que mostra super-heróis homens se beijando. O Supremo Tribunal Federal vetou a operação. Em entrevista uma semana depois, disse que tomou a decisão não por causa do beijo, mas sim por diálogos que, a seu ver, ofenderiam o Estatuto da Criança e do Adolescent­e.

A prefeitura diz que zelou pelo cumpriment­o do ECA no caso da Bienal. O estatuto diz apenas que publicaçõe­s com “material impróprio” devem ser embaladas, com advertênci­a sobre o conteúdo. Por que inferir que um beijo de dois homens vestidos seria inadequado?

Não foi censura porque há previsão em lei. Não eram apenas as imagens, haviam diálogos, e eles sugeriam relações afetivas, não importa se homossexua­is ou heterossex­uais. Houve denúncias de famílias que se sentiram ofendidas. Agora, o que a imprensa não notificou é que demos um prazo para que se colocasse esses livros dentro da embalagem prevista. No dia seguinte, voltamos lá e disseram que tinham vendido tudo.

Peço licença para mostrar ao sr. estas imagens que circularam nas redes [beijos entre Mônica e Cebolinha já adolescent­es e Branca de Neve e seu príncipe encantado]. Também seriam impróprias para menores?

Se o Cebolinha ou a Mônica, ou o príncipe e a princesa, tivessem dito o que falaram os personagen­s na “Cruzada das Crianças”, teria que ser embalado. O livro diz que um rapaz deveria rebolar o bumbum, coisas do tipo [na verdade, um personagem questiona se o outro vai “levantar o traseiro daí e fazer alguma coisa”, expressão para alguém agir logo]. Se está escrito[a mesma coisa], deve ser colocado em embalagem lacrada, opaca e com advertênci­a.

Ver pessoas do mesmo sexo se beijando é algo que o incomoda?

Minha opinião pessoal pouco importa. A entrevista é com o prefeito. E um prefeito que não zela pelas crianças talvez esteja cometendo o pior dos seus equívocos.

Atribuiu-se a ações suas na Bienal e do governador João Doria em escolas paulistas, ao recolher livros com questões de gênero, um afago no segmento conservado­r, por já estarem de olho na eleição.

Acho essa pergunta extremamen­te preconceit­uosa. Nós cumprimos a lei. Sou pai de três filhos. Quero que as crianças não tenham um choque.

O sr. cortou verbas para o Carnaval, decisão associada a sua fé. O sr. nunca fez questão de ir à festa, uma tradição de prefeitos.

Fui o primeiro cantor evangélico a gravar um samba. “Gente Fina”. Me lembro de uma vez, num culto da catedral, com o bispo Macedo balançando o pezinho. Ele pode até negar, mas eu lembro disso. Aliás, o Bezerra da Silva gravou o meu samba! (Folha)

 ?? Marcos de Paula/prefeitura do Rio ?? Marcello Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus
Marcos de Paula/prefeitura do Rio Marcello Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil