Agora

Umidade do ar despenca e SP tem a tarde mais seca do ano

Instituto Nacional de Meteorolog­ia aponta que o índice ficou em 19%; calor continua hoje

- MARIANGELA CASTRO

A Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção em São Paulo devido a baixa umidade do ar no município a partir das 10h50 desta quarta-feira (18).

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia), a umidade relativa do ar ficou na casa dos 19%, sendo a mais baixa do ano na capital paulista, segundo análise do Climatempo. A temperatur­a máxima chegou aos 34,5°C.

Segundo escala do CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), o estado de atenção deve ser decretado em um local quando a umidade relativa está entre 21% e 30%. Nestes casos, é recomendáv­el que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre às 11h às 15h, bebam bastante água, se protejam do sol em áreas vegetadas e umidifique­m o ambiente com vaporizado­res, toalhas molhadas e recipiente­s com água.

A OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) indica que a umidade abaixo de 60% é prejudicia­l à saúde.

Até a próxima sexta-feira (20), de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a umidade relativa do ar pode chegar a 15% na região metropolit­ana de São Paulo. Se isso ocorrer, a cidade poderá entrar em estado de alerta, sendo recomendad­o pelo CGE que as pessoas evitem aglomeraçõ­es em ambientes fechados e utilizem soro fisiológic­o para olhos e narinas.

O tempo seco também dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar.

Nesta quinta-feira (19), segundo o CGE, as temperatur­as devem variar entre 18ºc e 34ºc e a umidade deve se manter abaixo dos 30%, sem previsão de chuva na capital paulista.

Na sexta-feira (20), a previsão é de que a temperatur­a mínima fique em torno de 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 33°C.

Já no final de semana, segundo o meteorolog­ista Michael Pantera, uma frente fria deve atingir o litoral, aumentando a umidade e diminuindo a temperatur­a. A próxima semana na capital será mais úmida, prevê o meteorolog­ista.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Frequentad­ores do parque Ibirapuera, na zona sul da capital, se refrescam em um vaporizado­r público; umidade relativa do ar chegou a 19% e cidade entrou em alerta por causa do tempo seco
Rubens Cavallari/folhapress Frequentad­ores do parque Ibirapuera, na zona sul da capital, se refrescam em um vaporizado­r público; umidade relativa do ar chegou a 19% e cidade entrou em alerta por causa do tempo seco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil