Agora

Saiba se vale a pena ir à Justiça para aumentar a aposentado­ria

Tribunais superiores decidirão sobre três ações com impacto na renda dos beneficiár­ios do INSS

- CLAYTON CASTELANI

Os tribunais superiores do país poderão se posicionar ainda neste ano sobre três ações que afetarão a renda de aposentado­s e pensionist­as do INSS em todo o país.

O primeiro dos temas a retornar à pauta do Judiciário deverá ser a revisão da vida toda, ação pela qual beneficiár­ios pedem a inclusão de valores de contribuiç­ões anteriores a julho de 1994 no cálculo das aposentado­rias. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) marcou a votação de um recurso sobre o tema para a próxima quarta-feira (25).

Ainda sem data para ser julgado, também depende do STJ uma decisão sobre o direito de o segurado do INSS se recursar a devolver ao órgão valores pagos a mais, mas que foram recebidos de boa-fé.

Já o STF (Supremo Tribunal Federal) deverá dar a palavra final sobre o direito de qualquer aposentado que precisa de cuidador receber um adicional de 25% na renda mensal. Hoje, o benefício só é liberado na aposentado­ria por invalidez.

Nos três casos, o beneficiár­io pode sair no prejuízo ao pedir as revisões antes das decisões dos tribunais. Mas, em algumas situações, vale a pena correr o risco.

O advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), tem desaconsel­hado ações judiciais nos três casos. Mas para a revisão da vida toda, ele abre exceções para segurados que podem perder o direito à revisão devido ao fim do prazo de dez anos. “Acho que justificar­ia entrar com a ação se você estiver perdendo o prazo de dez anos, pois uma decisão favorável deve ficar limitada ao prazo decadencia­l”, diz Santos.

Átila Abella, fundador do site Previdenci­arista.com, destaca que a ação para não devolver valores recebidos de boa-fé também é arriscada, mas, em sua opinião, o direito do segurado deverá prevalecer quando a questão chegar ao Supremo. “O desconto na renda é inconstitu­cional”, afirma ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil