Agora

Mesmo com viagem sob dúvidas, Bolsonaro define discurso na ONU Eleição em Israel terminar sem formar maioria Trump nomeia novo assessor de segurança

-

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com auxiliares presidenci­ais para discutir a redação final do discurso do Brasil na abertura da Assembleia Geral da ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas), em Nova York.

O encontro teve as participaç­ões dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucio­nal) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), nome escolhido pelo presidente para o posto de embaixador nos Estados Unidos.

Segundo relatos, o texto final deve ter como temas principais a defesa da soberania nacional e do meio ambiente e o compromiss­o com o combate à corrupção e com o fim de uma relação diplomátic­a com viés ideológico.

Na tarde desta quarta, o porta-voz da Presidênci­a, Otávio Rêgo Barros, adiantou alguns pontos do discurso que o presidente pretende realizar na ONU.

Mesmo com a elaboração do discurso, o presidente pode não comparecer ao encontro mundial. Na próxima sexta (20), ele fará um exame na capital federal para definir se tem condições físicas de fazer uma viagem internacio­nal. (Folha) INDEFINIÇíO Um dia depois das eleições parlamenta­res em Israel, que não coroaram um vencedor imediato, o país tenta decifrar o recado das urnas e, principalm­ente, os possíveis cenários políticos. Com 95% das urnas apuradas, o partido de centro-esquerda Azul e Branco foi o mais votado, conquistan­do 33 das 120 cadeiras. A sigla do premiê Binyamin Netanyahu tem 32. (Folha) LUGAR DE BOLTON Robert O’brien, negociador de reféns do país, foi designado para assumir a função pelo presidente Donald Trump nesta quarta (18). O’brien é a quarta pessoa a ocupar o posto desde o início do mandato de Trump, em janeiro de 2017. Ele substitui John Bolton, demitido no dia 10 deste mês por divergir do presidente sobre a forma de conduzir a política externa. (Agências)

Texto deve abordar soberania, meio ambiente e combate à corrupção no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil