Agora

Vereadores fazem lista de ciclovias a serem retiradas

-

Por Whatsapp, eles dizem querer afastar as ciclovias de ruas com comércio

Vereadores aliados à gestão Bruno Covas (PSDB) fizeram uma lista de ciclovias que sugerem ser retiradas de São Paulo. A sugestão de remoção das vias ocorre enquanto a Prefeitura de São Paulo está em fase final do seu novo Plano Cicloviári­o.

No fim de agosto, a Folha noticiou que o então secretário da Casa Civil, João Jorge (PSDB), enviou uma mensagem via Whatsapp apenas a vereadores da base aliada pedindo nomes de ciclovias que deveriam ser revistas ou eliminadas —embora com menos destaque, o texto dizia que sugestões de novas ciclovias também seriam aceitas. Vereadores da oposição reclamaram de não terem sido procurados.

Nesta sexta-feira (20), a reportagem ouviu quatro vereadores da base aliada que dizem ter respondido ao pedido da prefeitura alertando para ciclovias que deveriam ser eliminadas. Cabe à Secretaria de Mobilidade e Transporte verificar se acata o pedido dos vereadores da base aliada.

De volta à Camara, o vereador João Jorge disse que não colaborou com sugestões de retiradas de ciclovias. Ele diz receber muitas reclamaçõe­s sobre ciclovias, mas que todos os trechos com problemas já estavam contemplad­os nos pedidos enviados pelos outros vereadores.

Na maioria dos casos, os trechos estão na base eleitoral dos vereadores que fizeram as reclamaçõe­s.

Ciclovias em dez bairros foram listadas: Vila Mariana, Vila Clementino, Vila Gumercindo, Vila das Mercês, Moinho Velho, Saúde, Vila Romana, Lapa, Quarta Parada e Belenzinho.

Todos os vereadores dizem apoiar a existência de ciclovias. Eles argumentam que estão apenas pedindo o remanejame­nto de algumas delas, que sairiam de vias mais movimentad­as e passariam para outras sem comércio e sem transporte público. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil