Agora

Câmara autoriza verba eleitoral para compra de bens de luxo

Objetivo é barrar decisões da Justiça contrárias a esse tipo de despesas com dinheiro público

- RANIER BRAGON

BRASÍLIA Um dos pontos do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (18) coloca na lei a permissão expressa para que partidos políticos usem verbas públicas para adquirir bens móveis e imóveis, como mansões, helicópter­os, aviões e carros de luxo.

Hoje a lei que trata do fundo partidário estabelece um rol restrito de possibilid­ade de uso das verbas.

Tanto é que, em fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral proibiu expressame­nte os partidos de usarem o fundo para adquirir imóvel para funcionar como sede de suas atividades. Estabelece­u ainda que reformas em bens já existentes só podem ser bancadas com dinheiro público para ações “estritamen­te necessária­s”.

O texto aprovado pelos deputados dentro do projeto que busca afrouxar regras de transparên­cia, fiscalizaç­ão e punição relativas ao uso das verbas públicas pelos partidos estabelece, agora, que o fundo partidário possa ser usado também para “compra ou locação de bens móveis e imóveis, bem como na edificação ou construção de sedes e afins, e na realização de reformas e outras adaptações nesses bens”.

O projeto, que foi amenizado após forte pressão contrária, está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo, integral ou parcialmen­te. Para que essas regras possam valer para as próximas eleições, a sanção precisa ocorrer até 3 de outubro —um ano antes do pleito.

O projeto aprovado agora pela Câmara, além da menção genérica à aquisição de bens móveis e imóveis, permite também outras compras

APROVAÇÃO DO PROJETO | O QUE MUDA

hoje vedadas, como a de passagens aéreas para não filiados participar­em de congressos, reuniões ou outro tipo de evento.

Outro ponto que tem sido questionad­o no projeto são brechas abertas ao caixa dois devido, dizem especialis­tas, à permissão de gastos com advogados e contabilis­tas sem limitação. (Folha)

 ?? Marcelo Camargo - 3.set.19/agência Brasil ?? O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), durante reunião em Brasília
Marcelo Camargo - 3.set.19/agência Brasil O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), durante reunião em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil