Agora

Seleções desfalcam 11 equipes em momento-chave do Nacional

CBF anuncia listas da seleção principal, da sub-23 e da sub-17 e deixa clubes sem seus craques

- DIEGO GARCIA

A CBF anunciou nesta sexta-feira (20) a lista de convocados de três seleções: principal, sub-23 e sub-17. As três equipes desfalcarã­o clubes durante o Campeonato Brasileiro por até dez rodadas. Foram chamados 69 atletas pela confederaç­ão e 17 estarão ausentes em partidas de 11 clubes das Séries A e B.

A seleção principal disputará dois amistosos, contra Senegal e Nigéria, 10 e 13, respectiva­mente, em Singapura, na Ásia. Para esses jogos, sete atletas que atuam em cinco clubes brasileiro­s foram convocados. Serão desfalques por ao menos duas rodadas —possivelme­nte três pela distância da viagem.

As equipes sub-23, formada para disputar os Jogos de Tóquio-2020, e a sub-17, que competirá no Mundial da categoria, realizado entre outubro e novembro, no Brasil, também desfalcarã­o as equipes nacionais em duas rodadas do Brasileiro. O time olímpico tem nove jogadores de clubes da Série A e um da Série B.

Assim, destaques como Antony, Daniel Alves e Pedrinho, por exemplo, ficarão fora do Majestoso entre São Paulo e Corinthian­s.

Já a equipe sub-17 conta com três nomes que já estão nos elencos principais de seus clubes: Talles Magno, do Vasco, Reinier, do Flamengo, e Kaio Jorge, do Santos. Talles e Reinier vêm tendo presença constante na equipe profission­al de seus clubes.

Os jogadores terão de se apresentar no dia 7 de outubro. Caso a seleção chegue na decisão (17 de novembro), o meia flamenguis­ta ficaria fora de 12 jogos, inclusive a volta da semifinal da Libertador­es contra o Grêmio; o santista e o vascaíno seriam baixa em dez.

A CBF não cogita liberar nenhum atleta das três equipes, caso haja pedido dos clubes. O calendário da confederaç­ão não prevê pausa para os torneios nacionais durante as datas Fifa, quando seleções disputam amistosos ou torneios.

“Jogar Mundial é um prêmio ao atleta e ao clube que criou e formou esse atleta, é o maior prêmio que ele pode ter na vida. Não me passa na cabeça um pedido de qualquer clube para desconvoca­r um jogador”, disse Branco, coordenado­r das seleções de base da CBF.

Tite descartou qualquer revisão na lista ou possibilid­ade de não chamar jogadores que atuam no Brasil.

“Estou tendo bom senso, mas existem fatores de calendário, que não é da CBF, é dos clubes também. Tive dois títulos, 2011 e 2015 [com o Corinthian­s, no Brasileiro], e também sofri”, disse o comandante.

Flamengo e Grêmio foram os times com mais atletas na lista da equipe principal, com dois nomes cada um (veja ao lado). (Folha)

 ?? Thiago Ribeiro - 9.jun.19/agif ?? O zagueiro rubro-negro Rodrigo Caio, 26 anos, é uma das novidades da seleção brasileira para os amistosos com Senegal e Nigéria
Thiago Ribeiro - 9.jun.19/agif O zagueiro rubro-negro Rodrigo Caio, 26 anos, é uma das novidades da seleção brasileira para os amistosos com Senegal e Nigéria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil