Agora

‘Rambo: Até o Fim’ traz Stallone trucidando vilões

Ator volta ao papel do veterano de guerra em filme com cenas estúpidas

- THALES DE MENEZES

CRÍTICA

O verbo “trucidar” apresenta os seguintes significad­os nos dicionário­s: matar com selvageria, matar com crueldade, exterminar, destruir, esmagar. Pois bem. John Rambo, em seu quinto filme, não mata simplesmen­te os vilões. Ele trucida dezenas deles, em algumas das sequências de violência mais estúpidas do cinema.

Um filme asqueroso. E aqui não está contemplad­a a questão de gostar de cinema trash, aquela categoria na qual “quanto pior, melhor fica”.

“Rambo: Até o Fim” é um filme ignorante. Os únicos lampejos de inteligênc­ia são da equipe responsáve­l por filmar cabeças explodindo e corpos despedaçad­os.

Um final triste para um personagem que tinha potencial. Se é que esta vai ser mesmo a última aventura de Rambo.

O primeiro filme, “Rambo: Programado para Matar” (1982), usa com engenho a situação de trauma dos soldados que voltam da guerra. John Rambo quer seguir sua vida, mas, provocado numa cidadezinh­a, reage com fúria.

Os outros três filmes ficaram gradativam­ente piores. Agora, chegou ao fundo do poço.

Aos 73 anos, Sylvester Stallone está horroroso, com o rosto deformado por plásticas e o físico bombado em que as veias saltadas parecem prestes a explodir.

Mas como nada é tão ruim que não possa piorar, logo no início do novo filme ele é surrado implacavel­mente, o que vai deixar seu rosto mais deformado ainda.

Resumindo a tentativa de roteiro: aposentado, Rambo vive numa fazenda com a sobrinha, que trata como filha. A garota viaja ao México e lá é raptada.

A partir daí, o filme é o confronto intermináv­el entre Rambo e os caras maus. Mas ninguém deve esperar por lutas bem encenadas, com alguma emoção. O que surge é uma coreografi­a de massacre.

Rambo mata os sujeitos com facadas, tiros de espingarda que explodem cabeças, golpes de facão que cortam qualquer parte do corpo. Braços, pernas, tripas, tudo sai voando. E há o que se convencion­ou chamar de “requintes de crueldade”.

Rambo está tão furioso que pode matar um mesmo bandido com facada, tiro e golpe de martelo. Violência no estilo “tudo ao mesmo tempo agora”.

Uma ou outra cena sangrenta pode até provocar risadas. Mas “Rambo: Até o Fim” nunca deixa de ser um insulto moral e intelectua­l para a plateia. Rambo: Até o Fim Nos cinemas desde quinta-feira (19). Direção Adrian Grunberg. Elenco: Sylvester Stallone, Paz Vega e Yvette Monreal. Produção: EUA, 2019. 18 anos.

 ?? Divulgação ?? O ator Sylvester Stallone, 73 anos, como John Rambo em cena do filme ‘Rambo: Até o Fim’
Divulgação O ator Sylvester Stallone, 73 anos, como John Rambo em cena do filme ‘Rambo: Até o Fim’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil