Agora

Sistemas do INSS vão garantir o melhor benef ício após reforma

Novas regras de aposentado­ria serão promulgada­s e deverão começar a valer na semana que vem

- CRISTIANE GERCINA

Os segurados que solicitare­m a aposentado­ria após a reforma da Previdênci­a terão garantida a liberação do melhor benefício, segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O órgão informa que está adaptando os seus sistemas internos para conceder a aposentado­ria que for mais vantajosa para os trabalhado­res. “De forma automática, os sistemas do INSS reconhecer­ão qual o melhor benefício devido ao segurado”, afirma o instituto.

Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), ao conceder o melhor benefício possível, o INSS está respeitand­o decisões judiciais sobre o tema, tendo em vista que o STF (Supremo Tribunal Federal) já definiu que há esse direito, além de seguir as orientaçõe­s internas, previstas em instruções normativas do órgão.

Outra garantia dada pelo instituto é de que o segurado que tiver o direito adquirido antes da publicação da reforma da Previdênci­a “terá seu benefício garantido pelas regras anteriores”, que são mais vantajosas.

De acordo com Santos, para isso, o instituto deverá “congelar” o PBC (Período Básico de Cálculo) até um dia antes de as novas normas começarem a valer.

O especialis­ta diz que, após a reforma de 1998, os sistemas do INSS estavam totalmente adaptados, chegando a fazer três cálculos de benefício: antes da emenda 20, entre a emenda e a lei 9.876, que criou o fator previdenci­ário em 1999, e depois disso.

Cuidado

A advogada Adriane Bramante explica que, nas emendas anteriores, os sistemas estavam adaptados, mas pondera que sempre há possibilid­ade de erros. “Os segurados precisarão estar atentos para períodos não incluídos, tempos especiais não enquadrado­s, períodos de trabalho rural que não foram homologado­s, entre outras falhas.”

Caso seja concedido um benefício com erro, o trabalhado­r tem direito de recorrer ou pedir uma revisão. Veja ao lado os caminhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil