Agora

Agenda partidária

Ex-presidente enfrenta dificuldad­es jurídicas para concorrer em 2022, quando terá 77 anos

- FÁBIO ZANINI

Num recente congresso do PT de São Paulo, a plateia puxou o coro de “Lula inocente, Lula presidente”.

Embora a libertação do ex-presidente esteja longe de significar o fim de seus problemas judiciais, a especulaçã­o sobre uma nova candidatur­a em 2022, quando o petista terá 77 anos, deve recomeçar.

Pessoas do entorno de Lula dizem que ele é o primeiro a encorajar a possibilid­ade de disputar o Planalto. Como relatou um aliado próximo há alguns meses, “o rapaz de Curitiba [Lula] não pensa em outra coisa”.

A saída da cadeia não absolve nem devolve os direitos políticos ao ex-presidente, no entanto, que ainda tem duas condenaçõe­s e é réu em mais sete ações criminais. Para que Lula possa ser candidato, uma improvável sequência de eventos teria que ocorrer, incluindo absolviçõe­s, anulação de sentenças e a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Pelas regras atuais, Lula é considerad­o ficha-suja, devido a ao menos uma condenação em segunda instância —regra de corte da Lei da Ficha Limpa.

De imediato, Lula deverá ter uma intensa agenda partidária agora que está livre e desimpedid­o para fazer política. Espera-se que ele compareça mesmo a eventos da legenda para os quais notoriamen­te nunca teve aptidão, como as reuniões do diretório e da executiva nacional marcadas para novembro.

Uma presença certa é no congresso do partido marcado para o período entre 22 e 24 de novembro em São Paulo, cuja pauta prevista, incluindo a estratégia para a eleição municipal, deve ficar em segundo plano.

A realização de uma caravana pelo Nordeste, região em que o PT tem mais força, deve ficar para o ano que vem. Até o fim do ano, deve fazer uma incursão por uma capital nordestina, provavelme­nte Salvador. (Folha)

 ?? Carl de Souza/afp ?? O ex-presidente Lula beija a namorada Rosangela da Silva em palanque montado na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ficou preso por mais de 500 dias; petista tentará concorrer à Presidênci­a
Carl de Souza/afp O ex-presidente Lula beija a namorada Rosangela da Silva em palanque montado na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ficou preso por mais de 500 dias; petista tentará concorrer à Presidênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil