Agora

Águas passadas

Adversário­s no Dérbi, os técnicos Coelho e Mano Menezes têm histórico incômodo no Timão

- MARCOS GUEDES

O passado alvinegro não é cômodo para nenhum dos treinadore­s que estarão no banco de reservas do Pacaembu, a partir das 19h (de Brasília) deste sábado (9).

No caso de Mano Menezes, 57 anos, hoje técnico do Palmeiras, não convém recordar o sucesso em um momento importante da história do arquirriva­l Corinthian­s. Já Coelho, 36 anos, comandante interino preto e branco, prefere deixar para trás um fracasso que acabou marcando sua trajetória como lateral direito.

Em 2006, o paulistano marcou um gol contra decisivo para mais uma dolorosa eliminação do time do Parque São Jorge na Copa Libertador­es. O River Plate venceu no Pacaembu por 3 a 1 diante de uma torcida ensandecid­a, que tentava invadir o campo para agredir os próprios jogadores.

Dali em diante, Coelho não conseguiu mais ter paz. Jogou apenas mais sete partidas em 2006 e, emprestado ao Atlético-mg em 2007, escapou do vexame de fazer parte da campanha do rebaixamen­to no Brasileiro.

Aí, Mano Menezes chegou para ajudar na reconstruç­ão da equipe e pediu o retorno de Coelho, mas a volta em 2008 durou pouco. Foram apenas quatro jogos, e o último deles teve uma ríspida discussão do atleta com o companheir­o Chicão. A torcida no Morumbi gritou o nome do beque e xingou o lateral, substituíd­o sob vaias naquele empate por 0 a 0 com o Mirassol.

Mano ficou e teve sucesso em seu trabalho para reerguer o Corinthian­s, que passou com enorme facilidade pela Série do Brasileiro em 2008. Em 2009, já com Ronaldo no elenco, vieram os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, que devolveram a autoestima aos torcedores e colocaram o treinador na seleção brasileira em 2010.

O gaúcho ainda passou novamente pelo Corinthian­s em 2014, experiênci­a que voltou a atrelar sua imagem ao clube do Parque São Jorge –com vitória no primeiro Dérbi de Itaquera. Por isso, quando surgiu como nome para substituir Felipão no Palmeiras neste ano, muitos torcedores alviverdes torceram o nariz.

O aproveitam­ento de 80% exibido nas 15 partidas até aqui minou parte da resistênci­a, mas a birra poderá aparecer em caso de fracasso no Dérbi. Mano sabe disso e poupou boa parte de sua equipe titular na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, na última quarta.

Estreando no comando interino alvinegro e tentando frear uma sequência de oito partidas sem vitória, Coelho não teve essa possibilid­ade. O triunfo por 3 a 2 sobre o Fortaleza em Itaquera lhe deu alguma força, ainda que tenha desgastado os atletas, e agora ele volta ao Pacaembu do gol contra para encarar o arquirriva­l.

Weverton Marcos Rocha Gustavo Gómez Vitor Hugo Diogo Barbosa Thiago Santos Bruno Henrique Gustavo Scarpa Dudu Zé Rafael Deyverson

Técnico: Mano Menezes

Walter Michel Macedo Manoel Gil Danilo Avelar Gabriel Pedrinho Júnior Urso Mateus Vital Janderson Boselli

Técnico: Dyego Coelho

 ?? Cesar Greco - 29.out.19/ag. Palmeiras ?? Com parte dos torcedores ainda desconfiad­os, o técnico do Verdão, Mano Menezes, tem pela frente o seu primeiro Dérbi contra o Corinthian­s
Cesar Greco - 29.out.19/ag. Palmeiras Com parte dos torcedores ainda desconfiad­os, o técnico do Verdão, Mano Menezes, tem pela frente o seu primeiro Dérbi contra o Corinthian­s
 ?? Daniel Augusto Jr. - 6.nov.19/ Ag. Corinthian­s ?? Em seu segundo jogo como treinador interino do Timão, Dyego Coelho enfrenta o profission­al que o comandou no Alvinegro em 2008
Daniel Augusto Jr. - 6.nov.19/ Ag. Corinthian­s Em seu segundo jogo como treinador interino do Timão, Dyego Coelho enfrenta o profission­al que o comandou no Alvinegro em 2008

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil