Agora

Primeiro gay assumido comanda o Jornal Nacional

- LEONARDO VOLPATO

Primeiro jornalista assumidame­nte gay a sentar na bancada do Jornal Nacional em 50 anos, Matheus Ribeiro, 26 anos, terá a chance de mostrar seu talento para o país hoje, na Globo.

Para ele, é uma honra alcançar no jornalismo um dos postos de maior destaque. “Jamais imaginei. É uma alegria enorme ter a oportunida­de de representa­r Goiás neste projeto que mostra a diversidad­e do nosso país e reforça o compromiss­o do JN com o bom jornalismo”, afirma o jornalista.

Desde o dia 31 de agosto, a Globo faz um rodízio especial aos sábados na bancada do noticiário para celebrar o aniversári­o de 50 anos do telejornal. A ação vai até 30 novembro e levará, ao todo, 27 apresentad­ores de afiliadas dos 26 estados do país e do Distrito Federal para o posto de apresentad­or. Atualmente, Ribeiro é editor e apresentad­or do Jornal Anhanguera 2ª Edição, da TV Anhanguera de Goiânia.

O jornalista é graduado pela Universida­de Federal de Goiás e nasceu na cidade de Piracanjub­a (GO). Ele ficou muito conhecido não só pelo convite de assumir o Jornal Nacional na noite de hoje, mas por ter se assumido homossexua­l. Ribeiro namora o militar Yuri Piazzaroll­o.

“Estamos juntos há oito meses e isso nunca foi um segredo para as pessoas que convivem comigo. Todas as pessoas possuem atributos e competênci­as que vão muito além da orientação sexual, por isso devemos tratar todos com naturalida­de e respeito”, destaca.

Nas redes sociais, o jornalista costuma ser muito ativo. Ultimament­e, começou a aparecer mais com Piazzaroll­o. Embora não escondam o relacionam­ento, eles não colocam a relação em pauta. Para eles, é algo natural. Mas foi algo que deu muita visibilida­de ao comandante de hoje da bancada do JN.

As redes sociais de Matheus cresceram, e o número de seguidores foi a mais de 300 mil. “Vejo como uma curiosidad­e natural [o aumento de fãs antes da estreia] pelo momento, por causa da apresentaç­ão do JN. Agradeço a oportunida­de que o jornalismo me deu de ouvir as pessoas, conhecer as diferenças sociais e trabalhar para que elas fossem ouvidas em seus anseios.”

Ribeiro diz ser defensor das causas do público LGBT. “Sou contra o preconceit­o, seja ele qual for, e levanto a bandeira do respeito, da democracia e das liberdades individuai­s. Valores que têm extrema relação com o jornalismo ético.”

 ?? @matheusrib­eirotv no Instagram ?? O jornalista Matheus Ribeiro faz uma selfie no estúdio do Jornal Nacional
@matheusrib­eirotv no Instagram O jornalista Matheus Ribeiro faz uma selfie no estúdio do Jornal Nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil