Agora

Dirceu encontra ex-presidente e diz que luta é retomar o governo

-

O ex-ministro José Dirceu se reencontro­u com o expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de sexta-feira (8), em Curitiba, pouco depois de os dois saírem da prisão. Eles foram a uma festa organizada para o ex-presidente, que marcou o primeiro encontro deles desde o escândalo do mensalão, em 2012.

Além de posarem para fotos, Dirceu gravou um vídeo em que agradece aos militantes do PT pela solidaried­ade e afirma que é preciso trocar a bandeira “Lula livre” pela da retomada do poder,.

“Eu estava na trincheira da prisão. Agora estou aqui de novo na trincheira da luta. Agora não é [a] do Lula livre. Agora é para nós voltarmos e retomarmos o governo do Brasil”, afirma o ex-ministro. “E para isso nós precisamos deixar claro que nós somos petistas, de esquerda e socialista­s. Somos tudo o contrário do que esse governo está fazendo. Uma boa noite para vocês, viu.”

José Dirceu estava preso desde maio deste ano, quando o TRF (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) decidiu que o ex-ministro deveria cumprir a pena de oito anos e dez meses pelo caso de corrupção envolvendo a Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato.

O processo envolve o pagamento de propina por contratos superfatur­ados da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars, entre os anos de 2009 e 2012. Segundo o tribunal, os valores chegaram a R$ 7 milhões, repassados a Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, e a Dirceu.

A defesa do ex-ministro tentou um recurso pedindo prescrição da pena porque teriam passado mais de seis anos “entre a data dos fatos, 16/10/2009, e o recebiment­o da denúncia, ocorrido em 29/06/2016. A prescrição, normalment­e, só pode ocorrer após 12 anos, mas a defesa argumenta que Dirceu já tinha mais de 70 anos quando foi condenado, o que poderia reduzir o prazo pela metade. (Folha)

 ?? Arquivo Pessoal ?? O ex-presidente Lula posa para foto em encontro com José Dirceu, após sete anos
Arquivo Pessoal O ex-presidente Lula posa para foto em encontro com José Dirceu, após sete anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil